Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Exposição - O Entrudo em Alpiarça

Desde a década de quarenta do século XX.

De  10 a 28 de Fevereiro de 2018

No dia 10 de fevereiro
 
      15:30 - Inauguração da Exposição
 
      16:00 - Tertúlia e projecção de filme sobre os Carnavais de 1973 e 1974 em Alpiarça

O ENTRUDO EM ALPIARÇA
 
Festa da fantasia e o soltar das máscaras
 
Desde a década de 40 do século XX
 
Na exposição faz-se uma resenha do Entrudo (ou Carnaval) na vila, particularmente no século passado. Esteve sempre associado a festejos profundamente de raiz popular, um carnaval trapalhão.
 
As memórias retratadas na exposição incidem nos habituais corsos, mas não só. Evidenciam também figuras que, mesmo que neste ou naquele ano (e, por vezes, por largos períodos), não houvesse Entrudo organizado, não deixavam de sair pelas ruas, com trajes feitos para a ocasião ou adaptados, com ou sem caraças (um termo agora caído em desuso), muitas vezes de fabrico próprio.
 
Mas o Entrudo não era só isso. Os bailes não faltavam, o passeio à Gouxa, seguido de picnique, na Quarta-feira de Cinzas, marcou épocas e o desejado Enterro do Galo, nessa noite, era o epílogo. E as «rodas». Também os «assaltos» chegaram a ser outro selo deste período de fantasia e, apesar de máscaras postas, o cair de muitas máscaras.
 
O Enterro do Galo foi (e é), sem dúvida, o que se mais entranhou nos costumes carnavalescos dos alpiarcenses, iniciativa que seguramente desde há seis décadas, com alguns interregnos, por cá se realiza.
 
Se muitas vezes os versos lidos naquela noite versavam banais aspectos sociais ou pessoais, outras vezes, lá conseguiam, em tempos de ditadura, passar críticas implícitas aos poderes, particularmente o local. Que tempos aqueles.
 
Pela importância que o Entrudo teve e tem na nossa comunidade (durante décadas foi o momento rijo no ciclo anual dos festejos populares), a Junta de Freguesia de Alpiarça inscreveu a exposição como actividade do Ano Europeu do Património Cultural 2018 que, no presente ano decorrerá por toda a Europa.
 
A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça e Biblioteca Municipal de Alpiarça.