Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Mostra fotográfica "A Velocidade da Luz" de Filipa Scarpa

"A fotografia de longa exposição é um dos meus géneros favoritos"



 


Patente durante o mês de agosto


Seja pelo efeito surreal, seja por ser parte de uma filosofia pessoal de vida,gosto de mostrar o real escondido,que existe mas não se vê.O tempo faz a diferença.

 
Para este tipo de fotografia é necessário diminuir a quantidade de luz que entra no sensor. Para isso existem os filtros de densidade neutra, ou filtros ND, que conseguem reduzir em até 15 pontos a entrada de luz,quando fotografamos de dia.
 
Muitos outras tecnicas são necessárias para se conseguir uma fotografia de longa exposição, e aqui o material é importante:
 
  • Tripé
  • Filtros de densidade Neutra
  • Cabo disparador
  • Maquina que tenha opção Blulb, ou no minimo 1/30  de velocidade minima.
  • Opção Redução de Ruido
  • I S O Baixo
  • E criatividade.
 
No caso da série dos comboios, houve alguns contratempos , nomeadamente tive de arranjar autorização da REFER, para fazer as fotografias.
 
Estudar os horários  dos comboios para tirar o melhor partido das luzes e cores, mantendo ainda os detalhes também foram  imprescidiveis para o sucesso das imagens.Não foi feito com recurso a filtros.
 

Ana Filipa Scarpa
 
Lisboa,1960. 
 
Resumo profissional:
 
Fotógrafa autodidata em 2005, concorreu pela primeira vez a um concurso internacional de fotografia, promovido pela Atlant Photo e arrecadou o primeiro prémio Nikon D70.
 
Concluiu mais tarde com distinção um curso de fotografia obteve o Diploma Oficial Nikonistas de Fotografia Digital, pela Escola de Fotografia e Desenho IDEP de Barcelona.
 
Uma passagem não concluída pelo curso de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, completam a sua formação académica.
 
São inúmeros os prémios e representações em Portugal nomeadamente, pelas Câmaras Municipais de Ílhavo, Serpa, Ferreira do Zêzere, Lisboa, Corroios, Odemira, Oeiras, Sintra, Tavira, Viana do Castelo, Vila Real Santo António, Aljustrel; distinguida nos diversos concursos de fotografia promovidos por BES/CAIS, Instituto de Meteorologia, Instituto Portuário e Transportes Marítimos, Ciência Viva, Instituto Piaget, Clube Racal, Associação Bandeira Azul, Europe Direct Santarém, Melhor Português na Categoria de Monocromo no Photo Salon do Algarve 2006, entre muitos outros destaques.
 
No estrangeiro, destacam-se como vencedora do 2º prémio recebido na categoria de Black & White no maior concurso fotográfico do Mundo, HIPA 2018, Dubai tendo sido finalista no mesmo no ano anterior 2017 Finalista  SIENA em Itália 2017 e 2018, Premiada no International Photographer of the Year 2018  na categoria de Fotografia de Arquitetura de Interiores, foi Fotografo Equestre do Ano de 2014 no concurso da FEI, Federação Equestre Internacional, Medalha de Ouro FIAP 2017, Servia, Medalha de Ouro PCA , Servia , Medalha de Bronze da FIAP, em Gacilly2008 França, uma medalha de Bronze da PSA e duas Menções Honrosas Photography Society of America, o prémio The nine Hours Urban Photographer of the Year 2012,Londres ,Menção Honrosa no concurso internacional da Society of Biology, Charles Darwin House, Londres Prémio Reytor de Zelinia, Eslováquia, na Polónia, Quadro de honra  no concurso internacional Sony World Photography Awards 2014, vencedora nos Estados Unidos com quatro prémios consecutivos, no American Society of Civil  Engeneers, 2  Prémios Performance UNESCO,  Jury Special prize Mobile Phone no International Florence Photo Contest 2018, muitas outros destaques em Espanha, Itália, EUA, entre outros, são também a sua certificação.
 
Entre milhares de fotos recebidas o American Society of Civil Engineers , USA,  escolheu  para o calendário do Ano 2014 e 2015, fotos de sua  autoria.
 
Em 2016 capa de calendário do muito conceituado calendário ASCE e 1º prémio.
 
Finalista por dois anos consecutivos no Grande Concurso da revista francesa PHOTO.
 
Fotografias destacadas por duas vezes no Site da NASA em 2014. 
 
Contam-se mais de 150 exposições, sejam elas individuais ou coletivas
.
São vários os Trabalhos que fazem parte do espólio dos Museus de Ovar e Guarda, na Fundação Marquês de Pombal no Palácio dos Aciprestes, no Ministério d a Agricultura, e em coleções particulares e Hotéis.
 
Trabalhos de fotografia na área de decoração de interiores, institucionais, e estúdio.
 
Júri em concursos de fotografia tais como no International Photo competition, organizado pelo  ISF (Image Sans Frontiere – France), juntando 6 diferentes países: CYPRUS, FRANCE, INDIA, ITALY, PORTUGAL, VIETNAM, na Fundação Marques de Pombal, da Universidade Sénior, Nova Atena, APTCA, Urban Photographer of the Year, londres,  APTCA. (Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine), e colaborou  no Jornal Correio do Ribatejo desde Janeiro de 2016.
 
Consultora de imagem de diversas empresas ligadas ao ramo imobiliário e Hoteleiro.
 

Currículo completo aqui
 

 
Visitas: 554