Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Exposição "ENERELIS" de Patrícia Costa

"Enerelis – A criação de um mundo novo" de Patrícia Costa

Nesta exposição a autora - galardoada com prémio único na Categoria A+ do Concurso de BD do XXIX Prémio Nacional de Banda Desenhada promovido pelo Amadora BD em 2018 - guia-nos através do seu processo criativo na concepção de um mundo de magia e fantasia.
 
Enerelis é um dos três mundos paralelos à Terra e palco do início do maior desafio de Eyren Caeli, o jovem protagonista desta história. Numa viagem cheia de magia, mistérios e segredos, ele fará tudo para salvar uma pessoa, mesmo que o seu passado teime em assombrar todos os seus passos. O primeiro volume desta saga apresenta-nos um dos mais recentes mundos de fantasia da banda desenhada portuguesa.
 
Criado por Patrícia Costa, o seu primeiro álbum tem inspiração gráfica na manga, a banda desenhada japonesa, e no argumento das narrativas de fantasia épica. E porque tudo tem um início, esta exposição leva-nos a todo o processo de criação deste novo mundo, desde os ambientes e personagens até à arte-final, tal como curiosidades, entre outros factos.

A Autora
 
Patrícia Costa nasceu em 1983, é natural do Fundão e reside no Montijo desde 2012. É Licenciada em Arquitectura pelo ISCTE e trabalhou até 2016 como arquitecta num gabinete em Lisboa. Desde então, tem-se dedicado a diversos trabalhos na área da Ilustração.
 
Em 2018 frequentou o 1.º Curso de Iniciação à Arte Sequencial, promovido pela Câmara Municipal do Montijo e ministrado pela ilustradora Susana Resende, artista montijense. No mesmo ano vence a Categoria A+ do Concurso de BD do 29.º Prémio Nacional de Banda Desenhada promovido pelo AmadoraBD, com a obra “Uma Viagem”.
 
Em 2019 e 2020 alcançou o 3.º Lugar no Concurso de BD nos 13.º e 14.º BDTeca, organizados pelo Município de Odemira, com as obras “Asas” e “Eternidade 2.0”, respectivamente.
 
Em 2019, fez a arte final de “Posse”, uma história para a Revista H-Alt #9, com argumento de Penim Loureiro. Participou no fanzine Outras Bandas, editado pelo Colectivo Tágide, do Montijo, com duas curtas, “Era Uma Vez” e “Chá das Cinco”, esta última vencedora do Prémio na Categoria de Melhor Obra Curta nos XVII Troféus Central Comics, em 2020.
 
Entre outras colaborações no ano passado, participou na antologia “Virar a Página”, que reuniu diversos argumentistas e desenhadores, visando a recolha de apoio financeiro para a Associação CAIS.
 
Após uma campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo) que decorreu no final de 2020, consegue este ano a publicação do primeiro volume da sua série de banda desenhada, “Crónicas de Enerelis”. Almejando a continuidade da série, a autora encontra-se neste momento a preparar uma nova campanha de crowdfunding para lançamento do segundo volume.
 



Inauguração
 
Nesta casa onde cabe toda a gente, no meio dos livros, foi colocada uma exposição que nos fala precisamente da arte de os criar. E aqui Banda Desenhada representa um lado maior na literatura, numa simbiose muito especial entre as artes gráficas e a palavra escrita. Muito obrigado Patrícia Costa pela partilha deste magnífico trabalho. 
Exposição irá estar patente na Biblioteca até 31 de Agosto! 
Visite!





Mas "A História continua..." 
A exposição de Patrícia Costa  sobre o Volume 01 das Crónicas de Enerelis - Prelúdio. 
Os 11 magníficos painéis de grandes dimensões vão ter  hoje o seu último dia na nossa Biblioteca. Contaram-nos, entre os livros como se cria um livro, o processo de criação de um mundo novo, desde os ambientes e personagens até à arte-final, tal como curiosidades, entre outros factos.
O nosso muito obrigado à Patrícia por nos ter disponibilizado esta magnífica exposição, que agora seguirá o seu caminho, noutros concelhos, noutros espaços, assim como as Crónicas de Enerelis, que dentro em breve terá o seu Volume 02.  Porque "A história continua..." com muitas aventuras, desejamos-lhe as maiores  felicidades!



A exposição de Patrícia Costa  sobre o Volume 01 das Crónicas de Enerelis - Prelúdio. 
São 11 magníficos painéis de grandes dimensões que estão a habitar na nossa Biblioteca e que nos contam o processo de criação deste novo mundo, desde os ambientes e personagens até à arte-final, tal como curiosidades, entre outros factos.




 
 

Exposição gentilmente cedida pelo Município do Montijo, anteriormente exposta no Museu Municipal Casa Mora.
 
Fontes: Catálogo da Exposição "Enerelis" de Patrícia Costa, Montijo, 2020; e https://www.mun-montijo.pt/viver/noticia/exposicao-enerelis-de-patricia-costa; https://ppl.pt/enerelis 
 
 
 
Visitas: 1376