Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Lançamento do livro "Os Manipuladores" de Manuel Luís Bárbara

Dia 28 de Maio, pelas 17h00

No próximo sábado, na Biblioteca Municipal, Manuel Luís Bárbara irá lançar o seu novo livro "Os Manipuladores", dando início também a uma nova saga para a qual se prevê, a breve prazo, o lançamento de dois novos títulos. Esperamos mais uma boa conversa à volta desta sua nova obra de ficção que, à semelhança das anteriores, irá confirmar o talento deste escritor eborense que decidiu escolher Alpiarça, mais propriamente o Frade de Baixo, como local de residência há largos anos. Bem haja! 
 
Convidamo-lo a estar connosco!
 
Os leitores da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça também irão marcar presença, será realizado o Encontro mensal em simultâneo e a conversa sobre as leituras, que serão, inevitavelmente, à volta do "Os Manipulares".

   


 

Manuel Luís Bárbara

Vive no Frade de Baixo, Concelho de Alpiarça.

 
Biografia:
 
Nasceu a 17 de Abril de 1947, em Évora.
Na Escola Industrial e Comercial de Évora fez o Curso Geral do Comércio em 1964. 
Aos dezasseis anos fixou-se em Almeirim.
Licenciou-se em História em 1978
Licenciou-se em Marketing em 2001
Mestre em Ciências da Educação - 2002
 
Obra publicada:
 
“Três Contos da Internet” – Novembro 2011. Foi o primeiro livro publicado.  
Seguiram-se:
“O Caso do Justinho” – Novembro de 2012
“Almeirim, 1867 a 1879 – Vida e Curiosidades” – Abril 2013.
“O Tesouro da Sé” – 2016.
“Contos Pós-Verdade” – 2017.
“Poemas Desirmanados” – 2018.
“Histórias da Escola Industrial e Comercial de Évora” – 2020.
“Histórias Para os Avós Lerem aos Netos” – 2021.
“Os Manipuladores I” – 2021.
“Os Vencidos do Café Arcada” – 2022.
 
Três livros prontos a serem publicados:
 
“Os Manipuladores II” – Setembro de 2022 (?).
“As Joias da Coroa de Portugal” – 2023 (?).
“Os Diários da Condessa” – 2024 (?)
 


No passado sábado tivemos o privilégio de receber o nosso leitor e amigo Manuel Luís Bárbara, desta feita na qualidade de escritor, que nos presenteou com o lançamento do seu último livro “Os Manipuladores”. Jorge Costa, Presidente da Junta de Freguesia deu-nos as boas vindas, Teresa Sousa moderou a boa conversa que tivemos o prazer de assistir. A forma como o escritor constrói a narrativa, cruza a sua experiência de vida, a sua pesquisa, com as personagens por si criadas, confessando-nos que neste livro, como acontece na maioria das suas obras dentro deste género literário, existe uma personagem fortemente autobiográfica. Ainda bem, dizemos nós! Como concluiu Teresa P. Sousa “Este é um caso sério da literatura portuguesa. Até que começamos a ler e parece ficção científica... mas de repente, tenho um texto de uma simplicidade na forma como nos leva a questionar a nossa vulnerabilidade. Recupera o fantástico realista, uma história de poderes especiais que nos faz penetrar na mente, no cérebro [...] Parece uma história do passado a perspetivar o futuro mas, na verdade, é um tratado sobre como vemos o outro e como percebemos a diferença“. Os elementos da Comunidade de Leitores (à qual Luís Bárbara também pertence), tiveram o privilégio de efetuar a leitura prévia desta obra, ajudaram a confirmar as palavras da Teresa, também elemento da nossa Comunidade de Leitores. Para finalizar, António Monteiro, autor da capa, deu-nos a conhecer um pouco mais o lado “histórico” do Luís Bárbara, a sua personalidade, o Ser admirável que é Luís Bárbara. 
Feitos os autógrafos e para finalizar, passámos da vertente literária para a vertente gastronómica, como é habitual nos nossos encontros. Entre amigos, provámos os deliciosos bolos confecionados pela Rosário, a nossa leitora e doceira de mão cheia que, uma vez mais, adequou as “suas obras gastronómicas” ao tema da obra literária. A Teresa escreveu e com toda a razão “Isto é magia!” 
Muito obrigado a todos, muito obrigado ao (nosso) escritor Luís Bárbara e aos convidados da mesa. Até à próxima, melhor, até ao próximo “Os Manipuladores”, que está prometido para breve.

 
Visitas: 213