Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

"Ler antes de Ler" - 2021/2022

 



21 de junho | 2022

Bzzzzzzzzzzzzzzz, Bzzzzzzzzzz, Bzzzzzzzzz, desta feita a Mia ficou verdadeiramente empolgada, imaginem...CONSEGUIU fazer 8 piruetas seguidas!!! E porquê??? Porque teve muitas crianças como espetadoras: os nossos amiguinhos do Jardim de Infância do Frade de Baixo e do Centro Infantil da Fundação José Relvas. E lá andou ela toda feliz e atrevida a sobrevoar as cabeças da pequenada  enquanto se ia "ouvendo" a sua história, "Mia e a Montanha". A Mia conseguiu, uma vez mais, superar os seus objetivos e contou com a preciosa ajuda de dos nossos amiguinhos, TODOS subiram ao palco e CONSEGUIRAM

Foi mais uma manhã bem divertida, até à próxima amiguinhos.
(Agradecemos, uma vez mais, ao Hugo, nosso colega da informática, pela mestria na manobra do drone Mia (BiblioTICs).





31 de Maio | 2022

Após várias tentativas, à 5ª foi de vez, ontem a Mia conseguiu voltar até nós e fez-se apresentar de uma forma muito surpreendente!!!
Que o digam os alunos da EB1 de Alpiarça 3º B!! O Bzzzzzzzzzz, Bzzzzzzzzz, fez-se ouvir de forma bem mas intensa e, de repente, saiu do livro "Mia e a Montanha" uma grande mosca que se atreveu a voar sobre as nossas cabeças!!! Mesmo!!! E até fez piruetas!!!   
Mais uma vez, com a ajuda de todos amigos, a mosquinha aventureira conseguiu concretizar os seus planos: escalar a montanha, realizar uma jantarada e ser amiga do tubarão. A Mia conseguiu!! 
Foi uma manhã bem divertida, até à próxima amiguinhos. 
(Agradecemos ao Hugo, nosso colega da informática, pela mestria na manobra do drone Mia (BiblioTICs).

 


20 de Maio | 2022

Porque ficou o bichinho da boa experiência anterior, e porque nem todos tiveram oportunidade de assistir, voltámos a "ouver" aquela bela história com um nome muito compridooooo…”Guilherme Augusto Araújo Fernandes”. Novamente, no jardim da nossa Biblioteca, mas desta feita com os nossos amigos, utentes do Centro de Dia da Fundação José Relvas e dos amiguinhos do Centro Infantil, outra sala.

Agora a história. O Guilherme tinha um carinho especial pela D. Antónia, que também tinha quatro nomes precisamente como ele: Antónia Maria Dinis Cordeiro. O Guilherme morava ao lado de um Lar para a 3ª idade, e adorava visitá-lo porque cada utente tinha uma história para contar ou algo interessante para fazer: “Ele ouvia histórias arrepiantes que contava o Sr. Cervantes”, “Brincava com o Sr. Valdemar que adorava Remar”. Por mero acaso ouve uma conversa de que “A D. Antónia perdeu a memória” e ficou integrado! O que será isso da “memória”? Perguntou, perguntou a que cada um dos seus amigos e cada explicou à sua maneira. Na explicação pegaram em alguns objetos sobre os quais os idosos tinham também memórias. Afinal, as memórias são muito importantes, permite-nos viajar pelo passado e ajuda-nos a cuidar do futuro.
No final, os idosos exercitaram a sua memória no labirinto desenhado à entrada da Biblioteca. O desafio foi encontrar a entrada e procurar a saída, as crianças deram uma preciosa ajuda. Foi uma excelente manhã, muito obrigado a todos, bom fim de semana!!





4 de abril 

Nesta “Hora do Conto” muito especial, neste mês de abril em que comemoramos o nosso 33º aniversário, contámos com a presença das nossas colegas Ângela Galvão e Andreia Reis da Biblioteca Municipal de Coruche. Foram elas que contaram, encantaram e (muito) surpreenderam os nossos amiguinhos da EB1/JI de Alpiarça.
"Fred e Pascal". Fred andava muito atarefado a preparar a sua aventura espacial, pois adorava chegar até outros plantas e estrelas. Pascal, o seu cão, ia observando todo aquele frenesim, perguntando se seriam capazes de tamanho feito e se valeria a pena tamanho esforço. Às tantas ouve-se na sala uma contagem decrescente: 10, 9, 8, 7...1 e 0!!!! e a nave espacial (pendurada num drone), sobe, sobe, sobe e passeia-se sobre a cabeça de todos nós!!! ZZZZZ...ZZZZZZ....ZZZZZ a descolagem teve sucesso e a viagem também! 
No final desta aventura, os nossos amiguinhos partiram para uma outra: foram pintar desenhos que depois permitiram experimentar a Realidade Aumentada, com imagens em 3D. Foi divertido ver como tudo ganhou cor e movimento
À saída, tiveram ainda oportunidade de visitar a Exposição "100 anos de Saramago", os belos quadros patentes no átrio da Biblioteca. A Prof.ª Paula aproveitou para lhes mostrar o livro "A melhor flor do mundo" sobre qual vão desenvolver uma atividade nos próximos meses.
E assim se passou uma bela manhã na Biblioteca, muito obrigado Ângela e Andreia, muito obrigado a todos!



 



23 de dezembro | 2021

Esta manhã, aos nossos amiguinhos do Centro Infantil FJR, juntaram-se as crianças da CAF para escutarem uns belos "Contos de Natal".  Do livro, a contadora de histórias, com um passo de mágica, selecionou "Travessuras de Natal" e "Música de Natal", que a todos deliciou. A contadora teve a preciosa ajuda dos nossos amiguinhos, que cantaram várias canções de Natal, embalando-nos no espírito natalício. Bons momentos, muito obrigado a todos, educadoras, auxiliares de ação educativa, funcionárias da CAF e, claro, aos nossos amiguinhos. Tenham um Feliz Natal, com tudo de bom, com muita saúde...e com muitas prendas no sapatinho!.


 



10 de dezembro | 2021

Esta manhã tivemos, uma vez mais, a boa companhia dos nossos amiguinhos do Centro Infantil FJR, para escutarem mais uma animada e encorajadora história: "Mia e a Montanha"  
Bzzzzzzzzzz, Bzzzzzzzzz,....com a ajuda de todos os seus amigos, e especialmente dos que estiveram connosco, a mosquinha aventureira conseguiu concretizar os seus planos: escalar a montanha, realizar uma jantarada e ser amiga do tubarão. 
A Mia conseguiu!! 
Foi uma manhã bem divertida, até à próxima amiguinhos, bom fim de semana!!
 


19 de novembro | 2021

Esta manhã tivemos a companhia dos nossos amiguinhos do Centro Infantil da Fundação José Relvas, de todas as salas, para escutar mais uma linda e divertida história "O gato e o rato".
O gato estava farto de viver dentro do livro e queria sair dali...fez várias tentativas, mas não conseguia sair de maneira nenhuma! Até que surgiu o seu amigo rato, que lhe deu umas dicas. Ambos puseram em prática o plano e ...resultou!! Porém, para que o seu desejo se realizasse, o livro ficou com um buraco. A alegria das crianças foi bem visível nos seus rostos. E vitória, vitória acabou a história! Antes de saírem, a contadora de histórias deu-lhes uma dica: procurarem no jardim da Biblioteca o gato que fugiu do livro. E não é que o encontraram!!! . Bom fim de semana amiguinhos!!
 
 


05 de novembro | 2021

Desta feita tivemos um encontro intergeracional com os amiguinhos do Centro Infantil assistiram à história “A Abelha”, na companhia dos nossos amigos do Centro de Dia, ambos da Fundação José Relvas, ambos nossos vizinhos. 

Especialmente os pequenos, ficaram a saber do intenso labor das abelhas. Desde a recolha do pólen nas flores, até à produção do mel  muito trabalho é feito pelas Obreiras e a sua Mestra. Falámos da importância destes pequenos seres para a preservação dos ecossistemas no nosso planeta e dos efeitos nefastos da poluição no seu habitat. No final, tivemos oportunidade de ver o interior de uma colmeia, onde estão armazenados os alvéolos de cera, onde as abelhas depositam o pólen, que depois se transforma mel, essa maravilha deliciosa.   
Muito obrigado pela vossa visita, até próxima amigos e amiguinhos, bom fim de semana!
 
 
Visitas: 50