Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

"Ler antes de Ler" - 2022/2023

 


Ler Antes de Ler | 12 de janeiro | 2023

 

Jardim de infâcia de Alpiarçs

Ontem, pela manhã, tivemos a visita dos nossos amiguinhos do  Jardim de Infância de Alpiarça. Desta feita a contadora de histórias levou-nos a viajar até "A Savana", uma história apelativa, cheia de vida e de cor em que os sons complementam a ação dos animais. Antes da contação, todos souberam identificar os animais da Savana, deixando pelo meio algumas surpresa. No final, fizemos uma brincadeira com o João sem Medo. Não tinham medo de nada...afinal levaram um valente susto

Até breve amiguinhos!


Ler Antes de Ler | 12 de janeiro | 2023

Centro Infantil Fundação José Relvas

Hoje foi a vez de recebermos os nossos vizinhos do Centro infantil da Fundação José Relvas
Antes de ouvirmos a história, cantámos os Parabéns a um dos nossos amiguinhos. Depois, a contadora de histórias presenteou-os com a Maruxa, que tinha um marido muitoooo preguiçoso, o Zezinho. Quando a Maruxa lhe pedia ajuda, ele fazia "ouvidos moucos", mas a mulher traçou um plano e ele teve mudar de atitude
O Zezinho lá percebeu a importância da divisão de tarefas e também a importância de igualdade de género.
Tivemos um final bem divertido, com os nossos amiguinhos a dançarem a música da Maruxa. 
Todos levaram um autocolante com a Maruxa como lembrança!

Hoje recebermos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça. A contadora de histórias presenteou-os com a Maruxa, que tinha um marido muitoooo preguiçoso, o Zezinho. Quando a Maruxa lhe pedia ajuda, ele fazia "ouvidos moucos", mas a mulher traçou um plano e ele teve mudar de atitude
O Zezinho lá percebeu a importância da divisão de tarefas e também a importância de igualdade de género.
Tivemos um final bem divertido, com os nossos amiguinhos a dançarem a música da Maruxa. 
Todos levaram um autocolante com a Maruxa como lembrança! Muito obrigado, até breve amiguinhos!


 

Ler Antes de Ler | 22 de dezembro | 2022

Ontem, recebemos os nossos vizinhos, os amiguinhos do Centro Infantil FJR . Todos vieram preparados para ouvir a história, deitados, de pijama! Isto porque pretendiam comemorar o Dia Nacional do Pijama, mas não tiveram essa sorte...porque o “O Burro Manquitola” é um burro bem divertido, muito desassossegado, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. Resultado: ninguém pode pregar olho!!!

No final desta história bem divertida, as crianças dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar.  A contadora de histórias ofereceu uma lembrança, saída dos alforjes do Manquitola: um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos!


 


Ler Antes de Ler | 15 de novembro | 2022

Jardim de Infância do Frade de Baixo

Hoje recebemos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância do Frade de Baixo. A contadora de histórias dedicou este mês de novembro ao agora acarinhado animal: O Burro! Mas nem sempre foi assim, felizmente hoje estão protegidos.
“O Burro Manquitola”, um burro bem divertido, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. 
No final desta história bem divertida, as crianças dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar.  Nesta primeira visita à nossa Biblioteca a contadora de histórias ofereceu uma lembrança, saída dos alforjes do Manquitola: um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos! 
Ler Antes de Ler | 8 de novembro | 2022

Hoje foi dia de recebermos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça. A contadora de histórias dedicou este mês de novembro ao agora acarinhado animal: O Burro! Mas nem sempre foi assim, felizmente hoje estão protegidos.
“O Burro Manquitola” , um burro bem divertido, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. No final desta história bem divertida, as crianças subiram ao palco e dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar. Nas despedidas, os nossos amiguinhos brindaram-nos com a linda canção do “Bom dia…” que por sinal falava de um burrinho que nos seus alforjes transportava o farnel e produtos hortícolas. Agradecendo a gentileza, a contadora retribuiu com uma lembrança para todos, também ela saída dos alforjes do Manquitola:  um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos! 
 
 
Ler Antes de Ler e Conto-vos um conto..., contem-me um também! | 16 de setembro | 2022
 
A tão desejada chuva voltou nos últimos dias. Mas ontem fez uma pausa, parecendo adivinhar a visita dos nossos amigos da Centro Infantil e do Centro de Dia da Fundação José Relvas, de manhã e da ARPICA no inicio da tarde. Tivemos mais um encontro intergeracional. Escutámos uma bela história, marcando o reinício das atividades pós-férias de verão, agora presencialmente, ao pé uns dos outros.
Foram dadas as boas vindas pela contadora de histórias com canções alegres e divertidas, em que todos participaram. “ Atchuuu! O Guia completo das Boas maneiras” esta história conta-nos como vivia a menina Suzi Su, que nem sempre se comportava dentro das regras mais básicas. Os animais da quinta reuniram-se e manifestaram o seu desagrado, mas também lhe ensinaram a ter regras de boas maneiras e educação. Por exemplo: ser asseada, ser ajustada, comer delicadamente, ser educada, saber partilhar, ser amigo, ser simpática e aplicar esta regra de ouro: “Não faças aos outros, o que não queres que te façam a ti”!! Tudo está bem, quando acaba bem e aqui não foi exceção, no final todos ficaram amigos!! A contadora despediu-se desejando um resto de dia muito feliz, com saúde, agradecendo a presença e partilha deste bom momento onde as histórias e as palavras têm o papel principal.


 

 

Visitas: 164