Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Tecnologias & Artefactos

Assente no ditado popular "a necessidade aguça o engenho", a equipa da nossa Biblioteca Municipal desenvolveu, desde a sua inauguração em 1989, diversos artefactos (ligados à promoção do livro e da leitura e ao tratamento documental) com o intuito de incrementar a qualidade e a produtividade dos serviços, tendo sempre como objectivo o melhor servir os nossos utilizadores.

O que foi produzido aconteceu por três ordens de razão: devido aos parcos recursos financeiros, devido à escassez de meios humanos para realizar determinas tarefas ou devido à inexistência de soluções técnicas para a concretização de determinados objectivos. Será essencialmente neste último ponto que iremos apresentar nesta página alguns dos projectos/artefactos, deixando de lado muitos outros que foram desenvolvidos simplesmente porque não tínhamos meios financeiros para os adquirir no mercado.

Iremos apresentar apenas os trabalhos/projetos mais recentes e que achamos mais significativos. Dos artefactos tecnológicos mais complexos aos mais simples, que de uma forma ou doutra, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento dos nossos serviços à comunidade.


Microsoft doa 20.000€ à nossa Biblioteca Municipal

 
Com a recente transição para o Windows 10, a Microsoft deixou de dar suporte aos sistemas operativos mais antigos. A nossa biblioteca, que tem instalado desde 2007 o Windows XP em todos os computadores, deparou-se com a necessidade de atualizar o software (sistema operativo e restantes aplicações), o que implicaria custos muito elevados para o Muncípio.
 
Sabendo nós que existia alguma informação casual sobre um hipotético "apoio" da Microsoft a bibliotecas públicas/municipais, ou a instituições com um estatuto social/educativo semelhante, decidimos contactar a empresa pelos canais habituais. Após várias tentativas sem sucesso - evocavam desconhecimento ou até mesmo inexistência de tal "apoio" - decidimos efectuar um telefonema para um número de apoio (qualquer) da Microsoft.  Fomos atendidos por uma funcionária (internacional) que nos deu as indicações de como obter o "apoio", a que ela chamou de "doação da Microsoft".  Preenchemos os formulários necessários e solicitamos a nossa elegibilidade para efectuar pedidos de doação junto da Microsoft. 
 
E fomos considerados elegíveis! A TechSoup Portugal e Associação Entrajuda, que fazem parte do processo, deram-nos todo o apoio. Muito obrigado!
 
Além da doação do sistema operativo Windows 10 Entrepise, fomos também contemplados com o Microsoft Office Standart ou Microsoft Office Plus, para todas os computadores, perfazendo a doação um valor aproximado de 20.000 Euros.
 
O nosso muito obrigado à Microsoft!

Aplicação Móvel (APP) da Biblioteca Municipal  

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e divulgar os nossos serviços junto da comunidade, desenvolvemos uma APP (Android) simples e intuitiva.

Além dos dados instituicionais, "Quem somos?", "Serviços" disponíveis e "Contatos/Horário" esta APP permite a divulgação das "Novidades" (últimos documentos adquiridos) e das "Atividades" da biblioteca, em tempo real.

Esta possibilidade acontece com o recurso aos recentes desenvolvimentos na plataforma de Gestão de Aquisição de Documentos. Assim, através das bases de dados (PHP/MySQL) geradas para a gestão das aquisições e da divulgação das mesmas, as "Novidades", foi adicionada à APP também a funcionalidade de leitura dessa informação em tempo real. Adicionalmente, aproveitando a tecnologia utilizada, foi criada idêntica funcionalidade para as "Atividades".

O acesso ao catálogo bibliográfico, sugestão de aquisições e outras funcionalidades estão, por enquanto, só acessíveis através do browser do dispositivo móvel.

Para instalar a APP no seu dispositivo móvel, no Google Play, pesquise com a palavra "Alpiarça" ou "Biblioteca Municipal" e logo surge a nossa aplicação.

Boas utilizações!

 

O desenvolvimento desta aplicação contou com a colaboração do Fábio Gomes e do João Coelho, que ocorreu durante o estagio do IFP (Santarém) realizado nesta biblioteca. 

 

- http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Pginas%20de%20Arquivo/APP_BMAlpiarca.aspx

- http://www.alpiarcense.com/primeira-app-de-alpiarca-e-da-autoria-de-tecnicos-da-biblioteca-municipal/

 

# Tecnologia: Android Studio (SDK), Java, PHP/MySQL | 2016 


Divulgação das "Novidades"
 
Após o tratamento documental e disponibilização ao público dos livros, CD, DVD, etc. é muito importante divulgar as "Novidades" junto dos potenciais utilizadores/leitores de forma a tirar proveito do investimento efectuado. Isto num muito curto espaço de tempo para, se for o caso, aproveitar o impacto de ser "novidade" também  no mercado editorial.
 
Como na generalidade das biblioteca essa operação ficava sempre um pouco à quem do desejado, pelo facto de necessitar de um conjunto de procedimentos que envolve a utilização de diversas ferramentas, desde as de composição gráfica até à publicação no suporte adequado: em papel ou na web. Além disso, essa operação acaba por ser morosa, consumindo recursos. O tempo " perdido" acaba por atrasar (ainda mais) a divulgação da "Novidade".
 
Conscientes desta realidade, decidimos adicionar à plataforma de Gestão de Aquisição de Documentos uma nova funcionalidade que permite fazer essa divulgação de forma automática no site da Biblioteca, com possibilidade publicação nas Redes Sociais, ou impressão em papel. Mais recentemente, na APP. 
A forma de o fazer tornou-se extraordinariamente simples. No acto corrente de processar a sugestão de aquisição/encomenda, basta  adicionar mais alguma informação - imagem de capa e sinopse do documento. E qualquer funcionário o pode fazer, pois não implica conhecimentos prévios, é tão óbvio como publicar um post nas Redes Sociais.
 
 
 
No site da Biblioteca foi criado um novo destaque lateral que permite a interação com as "Novidades" (que vai alternando automaticamente entre as novidades, na generalidade, e as direcionadas para o público infanto/juvenil), além de um banner e de uma página genérica com todas às ultimas entradas, que permite a escolher vários contextos de apresentação das novidades: pelo tipo de documento e pelo escalão etário.
 
 
# Tecnologia: HTML/PHP/MySQL | 2016 
 

 
Através deste artefacto pretende-se envolver os utilizadores na obtenção de um bom ambiente de leitura.
 
O nível de ruído numa biblioteca, ou a procura do ambiente acústico ideal, sempre foi um dos aspectos sensíveis na gestão das salas de leitura.

Mas há alguns anos a esta parte, especialmente nas salas de leitura da "Secção infanto-juvenil", tem-se sentido um outro problema bem mais difícil de resolver: o ruído provocado pela utilização dos computadores.
É comum - em todas as bibliotecas - ouvir os funcionários advertirem os utilizadores, implorando que falem baixo! Que utilizem o rato e o teclado, normalmente.

Acontece que estas advertências são efémeras. Passado muito pouco tempo o burburinho volta, seguido do ruído mais intenso e perturbador. Depois de várias insistências, estes ciclos acabam com a suspensão da utilização do computador. Entretanto, o ambiente do espaço deteriorou-se, porque além do ruído dos utilizadores, junta-se a voz alta (grito, por vezes...) dos funcionários, que acaba por detriorar ainda mais o ambiente, já de si perturbado e ruidoso.

Este artefacto "Chiuuu..." procura resolver esta situação auto-promovendo a participação dos utilizadores para obtenção de um ambiente acústico ideal, previamente definido por nós.

      Como?
 
 
 
# Tecnologia: microcontroladores/sensores e atuadores | 2016 

 Marcador de livros dinâmico

Quantas vezes já se perdeu
nas suas leituras?
Eu sou um simples marcador,
mas posso  ajudá-lo!
Basta fechar o livro comigo lá
dentro e com o ”Vou aqui” na
linha onde teve de abandonar a
 leitura. Se for na página par,
basta voltar-me e inverter-me.
Bons recomeços,
boas leituras!
 
Se visitar a nossa Biblioteca oferecemo-lhe a versão impressa em cartão   
 

Publicações Periódicas - Consultas e Estatísticas

Um problema estatístico recorrente nas bibliotecas e noutros serviços de informação e documentação, prende-se com a dificuldade de obter dados estatísticos confiáveis relativamente à consulta das publicações periódicas (em suporte papel) colocadas em livre acesso.

Cientes desta realidade e com o objetivo de encontrar uma solução para o problema, começamos, há cerca de dois anos, a colocar várias hipóteses de resolução. Tínhamos como objetivo principal encontrar uma forma de registar a consulta dos periódicos de forma fiável e sem qualquer intervenção do utilizador, a não ser o próprio manuseamento do mesmo, claro. Elencamos diversas possibilidades. Tornou-se evidente que só com o recurso à tecnologia - eletrónica e computação - nomeadamente a sensores, atuadores, microcontroladores e displays, se poderia atingir o objetivo principal.


Gráfico gerado automaticamente, em tempo real, que reflete a utilização das publicações periódicas. 

A informação da consulta dos periódicos é obtida através de um pequeno display LCD. Neste é possível recolher a informação, instantaneamente, sobre o número de consultas que cada periódico e também o total de consultas no expositor.  Posteriormente e na última fase do projeto, decidimos introduzir-lhe o conceito “Internet das coisas”. Assim numa plataforma web criada para o efeito , podem ser consultados vários dados estatísticos. Além do número de consultas a nível individual (por periódico), do total de periódicos consultados, é também possível saber a data e a hora em que essas consultas ocorreram. Pode responder a questões, como por exemplo: quantas vezes determinada revista foi consultada? Quando e a que horas o foi? Está também disponível um gráfico gerado automaticamente, em tempo real, espelhando as consultas efectuadas. 
 
A partir daqui podem-se fazer vários estudos referentes à consulta dos periódicos, isto de uma forma totalmente fiável. 
 
# Tecnologia: microcontroladores/sensores e atuadores/PHP/MySQL | 2015-2016 

Banco de Livros Escolares do Concelho de Alpiarça

Através de uma plataforma on-line desenvolvida especialmente para o efeito, toda a comunidade pode consultar: os livros disponíveis, a sua descrição bibliográfica, em que local é que se encontram (caso estejam na Biblioteca Municipal ou no Agrupamento de Escolas) e o contato para a sua recolha (telefone ou e-mail, caso estejam no domicílio de quem os disponibiliza). A atualização da plataforma acontece de forma dinâmica e imediata, ao ritmo da partilha dos livros. Também nesta plataforma é feita a gestão integral do Banco de Livros, que devido às suas caraterísticas técnicas permite que a mesma se faça em localizações distintas de forma coordenada e imediata.

Mais...
 

# Tecnologia: PHP/MySQL | Aplicação on-line, na cloud  | 2015 | 


Gestão da Aquisição de Documentos 

Tendo com ponto de partida o formulário on-line existente no nosso site para que os utilizadores possam colocar as suas propostas de aquisição  - aqui - desenvolveu-se uma plataforma (também ela on-line), que permite a gestão da aquisição de novos documentos, na generalidade. Ou seja, nesta mesma plataforma incluímos também as nossas aquisições regulares, permitindo uma gestão integral das mesmas.

A partir do momento em que dá entrada uma proposta de aquisição, é possível definir e acompanhar o seu percurso de forma transparente, simples e eficaz, até o documento ser disponibilizado ao público.

Recentemente (Set/2016) foram adicionadas novas funcionalidades que permitem a publicação dos documentos adquiridos neste nosso web site - veja aqui - e também na nossa APP. O processo é extremamente simples. No processo de validação da encomenda, basta pesquisar a capa do documento e a sinopse do mesmo,  fazer copy/paste - editando o que se achar conveniente -  e depois colocar a informação nos campos correspondentes. 

Além disso, estão também disponíveis estatísticas e o resumo financeiro das aquisições no ano corrente, possibilitando a gestão eficaz dos recursos.      

 

# Tecnologia: PHP/MySQL | Aplicação on-line, na cloud | 2015


Mediação da leitura através de Realidade Aumentada

Este projeto tem por base o desenvolvimento de um artefacto de média-arte digital, partindo da utilização de um dispositivo móvel – smartphone ou tablet – e da tecnologia de Realidade Aumentada (RA), que será utilizado pela mão de um contador de histórias, a par com o livro tradicional impresso. Pretende-se explorar a modulação do ambiente de leitura através da interatividade e virtualidade da RA, numa relação de mediação e envolvência com as crianças até aqui inalcançável no ato de contar um conto.

+ Mais...

Brevemente iremos publicar neste espaço um conjunto de artefactos/técnicas que fomos desenvolvendo ao longo dos anos direcionados para a animação/promoção do livro e da leitura.

 # Tecnologia: Realidade Aumentada/Flash | 2014


Gestão dos Postos de Trabalho Públicos

Uma das maiores dificuldades sentidas nas bibliotecas públicas, atualmente, reflete-se na gestão dos postos de trabalho públicos com ou sem acesso à Internet. Ainda mais, quando estes se misturam no mesmo espaço dos documentos tradicionais, que é o caso da nossa Biblioteca, que afinal é uma das nossas bandeiras.

Esta dificuldade obriga a que muitas vezes se criem espaços (verdadeiros “guetos”) dentro das bibliotecas, onde são confinados os utilizadores habituais destes postos de trabalho. Por este motivo, perde-se aqui uma excelente oportunidade de socializar estes utilizadores com os documentos tradicionais, numa primeira linha com os livros impressos, tidos como os principais instrumentos para a promoção leitura.

+ Mais...

 

# Tecnologia: Java/OBDC Access | 2012


Registo de assiduidade dos utilizadores

Dispositivo portátil, fácil de operar, rápido e intuitivo, permite obter instataneamente dados estatísticos sobre o nosso público/utilizadores. Permite registar o escalão etário (por aproximação, relativamente aos três escalões pré-definidos) e o género. O registo é efectuado através de seis teclas, a azul género “masculino” a vermelho género “feminino”. Instantaneamente, são-nos dadas seis estatísticas diferenciadas no display LCD.
 
 

# Tecnologia: linguagem C, microcontrolador PIC, display LCD 20X4 | 2011


Polidor de CD/DVD

Inevitavelmente, no final de algumas dezenas de empréstimos (por vezes muito antes...) os CD's e DVD's vão ficando deteriorados. A sua superfície sensível vai acumulando riscos, até chegar ao ponto de se tornarem ilegíveis nos equipamentos de leitura. Procuramos no mercado uma "máquina de polir" ou quem o fizesse por um preço aceitável e não encontramos.

Depois de alguns testes, decidimos construir o nosso próprio polidor de CD/DVD.

 

# Tecnologia: coluna de uma perfuradora adaptada/creme de polir  | 2012


Lista de Cabeçalhos on-line

"A pesquisa por assuntos, utilizada para todos os tipos de suportes, é hoje praticada na generalidade das bibliotecas".
 
Com a utilização desta plataforma pretende-se facilitar a pesquisa das entradas que constam no livro impresso (Lista de Cabeçalhos de Assuntos para Bibliotecas, ed. Caminho) e, simultaneamente, possibilitar a alteração ou criação de novas entradas, subcabeçalhos e remissivas de modo a adequar esta Lista de Cabeçalhos às nossas necessidades.
 
Acesso condicionado por razões legais. Se pretender aceder por um periodo limitado, solicite-o através dos nossos contactos
 
 
 
# Tecnologia: PHP, MySQL | Aplicação on-line, na cloud | 2010-2016

CDU on-line

A presente plataforma tem grande potencial, pois os resultados são surpreendentes!
Conseguimos encontrar rapidamente as classes pretendidas, com uma abrangência notável, e construir a notação correcta para representar determinado assunto. Permite reduzir a subjectividade (ou o erro) no acto de classificar reduzindo-se também o tempo de pesquisa de uma forma drástica, especialmente para quem dá os primeiros passos neste novo mundo muito exigente.
 
Corresponde à 3ª edição, 2005, 15.000 entradas. Acesso restringido à nossa Biblioteca por razões legais.
 
 
 
# Tecnologia: PHP, MySQL | Aplicação on-line, na cloud | 2009

Impressão de etiquetas de identificação da cota (livros) com cores CDU

Para a elaboração das etiquetas de identificação da cota dos livros na Biblioteca Municipal desenvolveu-se uma aplicação que permite importar o campo cota do Porbase 5 (Prisma, atualmente),  imprimindo as etiquetas de uma forma sequencial, numa única folha A4 (em papel autocolante branco, previamente recortada) um conjunto de etiquetas de múltiplas cores.

Mais...

# Tecnologia: Access/Visual Basic | 2005


Etiquetagem de livros

Dentro do tratamento documental esta é uma etapa aparentemente simples, mas é muito usual ver nas nossas bibliotecas autênticos "carroceis" no que se refere ao alinhamento/posicionamento das etiquetas da cota nos livros.
Quem já teve de intervir nesse processo sabe quais são as razões: a operação exige muito rigor e paciência, e para fazer o trabalho de forma (só) aceitável, sem efeito “carrossel”, perde-se muito tempo!
 
Então como chegar até aqui?
 

 


Elaboração das capas de exposição e empréstimo para CD e  DVD

Usando a mesma tecnologia para a elaboração das etiquetas, esta aplicação permite-nos criar as capas para as caixas de exposição e empréstimo, na sua totalidade, a partir da imagem digitalizada da capa original, preservando as originais. 

Além da informação bibliográfica vinda do campo cota do Porbase 5 (Prisma, atualmente) esta aplicação imprime também a informação do campo notas relativa às faixas de audio.

Mais...

# Tecnologia: Access/Visual Basic | 2006


Informática na Biblioteca Municipal

No que se refere à informática e às ferramentas informáticas, identificamos duas épocas distintas: MS/DOS e Windows. No início dos tempos, no acto inaugural, a nossa Biblioteca tinha instalado o Porbase 1.1, disponibilizando o catálogo bibliográfico em formato digital (off-line). Tínhamos também o serviço de acesso à base de dados da Porbase, na Biblioteca Nacional, neste caso on-line, em MS/DOS (modem com uma velocidade de 1,2 Kb/s e com um custo de 1500 escudos por hora).  À época muitas aplicações foram desenvolvidas em dBase para nos auxiliar na gestão documental. As apresentadas nesta página foram, na sua grande maioria, já desenvolvidas na cloud, o último paradigma nesta área, sendo por isso independentes do sistema operativo utilizado.  

Projeto Informático da Biblioteca Municipal - novas instalações

O Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação implementado na nossa Biblioteca Municipal teve como objetivo criar uma infra-estrutura tecnológica que servisse de suporte ao desempenho das rotinas internas de tratamento e gestão de informação, assim como ao desenvolvimento e disponibilização de serviços aos seus utilizadores. Pretendia-se configurar toda infra-estrutura tecnológica de modo a tirar partido de todo o seu potencial, maximizando a eficácia (serviços que satisfaçam as necessidades) e a eficiência (afetação dos recursos disponíveis), quer dos serviços internos, quer dos serviços disponibilizados aos utilizadores da Biblioteca Municipal. As tarefas e processos a implementar, foram na sua totalidade realizados pelos funcionários na altura afetos à Biblioteca.

Mais...

 
# Tecnologias: Windows 2003 Server/Office/Open Office/ZoneCD/Deep Freeze | 2006-2007 
 
 
 
Visitas: 2041