Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Comunidade de Leitores - "Apocalipse Nunca"

Dia 22 de abril | 16h00

Depois do romance de João Reis “Cadernos da Água”, voltaremos ao ensaio com "Apocalipse Nunca -  como o alarmismo ambiental nos prejudica a todos" de Michael Shellenberger. Uma visão diferente, algo dissonante em alguns aspectos sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade que em leituras anteriores considerámos inabaláveis...diz-nos o autor "As alterações climáticas são reais mas não é o fim do mundo."

Augura-se mais uma boa conversa para este encontro, junte-se a nós!
 
Para este ciclo de Encontros, 2022-2023, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça escolheu como tema central das suas leituras a emergência climática. Perceber qual o impacto da ação do homem na natureza, no reino animal, nos ecossistemas. Aparentemente, aprendemos a dominar o meio envolvente, mas isso estará a diminuir o sofrimento no mundo, a nível individual ou coletivo e permitir um desenvolvimento sustentável a médio e a longo prazo?
 
Os Encontros 2022-2023: novembro | dezembro | janeiro | fevereiro | março
 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, Agenda 2030 - https://ods.pt/


Apocalipse Nunca - Como o Alarmismo Ambiental nos Prejudica a Todos
 
Michael Shellenberger luta há décadas por um planeta mais verde. Ajudou a salvar as últimas sequoias desprotegidas do mundo. Concebeu, com outros, o antecessor do atual Green New Deal. E liderou o esforço bem-sucedido de cientistas do ambiente e de ativistas para manter centrais nucleares em funcionamento, prevenindo um pico de emissões.
 
No entanto, em 2019, no momento em que alguns diziam que «milhares de milhões de pessoas vão morrer», contribuindo dessa forma para aumentar a ansiedade, desde logo nos adolescentes, Shellenberger decidiu que, enquanto ambientalista de longa data, reputado especialista em energia e pai de uma filha adolescente, devia tomar uma posição para separar a ciência da ficção.
 
Apesar de décadas de atenção proporcionada pelas notícias dos media, muitos não sabem factos essenciais. Por exemplo, as emissões de carbono atingiram o máximo no passado e têm vindo a diminuir há mais de uma década nas nações desenvolvidas. E o risco de Aquecimento da Terra para temperaturas muito altas é cada vez mais improvável graças ao abrandamento do aumento da população e à existência de gás natural abundante.

in: wook.pt


Foi mais uma boa conversa, um fim de tarde bem passado, desta feita à volta das nossas leituras de "Apocalipse Nunca - como o alarmismo ambiental nos prejudica a todos" de Michael Shellenberger. Este livro trouxe-nos, sem dúvida, uma visão diferente daquela que, até à data, fruto das leituras anteriores, considerámos os caminhos mais assertivos na procura da sustentabilidade do planeta Terra, atualmente fustigado pelo efeito das alterações climáticas. Opções a tomar nos países em vias de desenvolvimento, a educação, a agricultura. a indústria, a agricultura, a correlação dos interesses económicos e o impacto no meio natural, na biodiversidade. O caso do nosso Rio Tejo.
 
Intervalámos para o habitual beberete, mais uma vez agraciado por um delicioso bolo confecionado pela Rosário, muito obrigado!
 
Retomámos a conversa à volta das opções existentes para obter a energia de forma sustentável. Percebemos que o autor é apologista do chamado “Humanismo Climático” e também da energia nuclear, que considera a menos impactante para o planeta. Que a sua hipótese do desejado “Apocalipse Nunca”, passa por esta contorversa forma de obtenção de energia. Muito obrigado a todos, até ao próximo encontro!
 

Biografia
Michael Shellenberger 
 
Michael Shellenberger foi considerado um «Herói do Ambiente» pela revista Time; venceu em 2008 o Green Book Award do Stevens Institute of Technology’s Center for Science Writings; e é revisor-especialista convidado do próximo Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).
 
Escreve regularmente sobre Energia e Ambiente no New York Times, Washington Post, The Wall Street Journal, Natural Energy e noutras publicações. Fundou e é presidente da Environmental Progress, uma organização de investigação não partidária e independente sediada em Berkeley, Califórnia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitas: 439