Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

"Ler antes de Ler" - 2022/2023

 


"Ler Antes de ler" | 20 de junho | 2023 | Jardim de Infância de Alpiarça

 
Amanhã, 21 de junho, chega o verão! Falta 1 dia...está bom tempo e porque não voltarmos aos contos no Jardim??? E assim foi, o "Rei vai nu" recebeu os nossos amiguinhos num dos recantos do jardim. Será que ficou menos vaidoso??? 
 
Voltámos a esta história bem divertida que nos fala de um Rei, que era o mais vaidoso de todos os reinos! Ele, cego pela vaidade, não dava atenção aos que o rodeavam e não queria passar por tolo, muito menos por incompetente ou "pouco inteligente". E assim, aproveitando-se disso, os dois alfaiates vigaristas levaram a melhor roubando-lhe toda a fortuna e convenceram-no a desfilar sem roupa, fazendo-o passar pela maior vergonha da sua vida, o povo gritou (os nossos amiguinhos...) : "O Rei vai nú!!", "O Rei vai nú!!". 
Com a ajuda dos nossos amiguinhos, hoje ao ar livre, tanto o Rei como os vigaristas aprenderam a lição: de nada vale ser vaidoso e desonesto. Com muitas gargalhadas, assim nos despedimos.

Muito obrigado pela visita, boas férias para todos vós, educadora e auxiliares, até ao próximo ano!



"Ler antes de Ler” – Encontro Intergeracional | 7 de junho | 2023
 
Hoje, tivemos a visita dos nossos amigos do Centro de Dia e do Centro Infantil da Fundação José Relvas, duas gerações com idades bem distantes, mas ambas com muito boa disposição para "ouverem" à história "O Rei Vai Nu!"  e, no final, pintarem coroas para ofertarem ao Rei...vaidoso.
História que nos fala de um Rei, que era o mais vaidoso de todos os reinos! Ele, cego pela vaidade, não dava atenção aos que o rodeavam e não queria passar por tolo, muito menos por incompetente ou "pouco inteligente". E assim, aproveitando-se disso, os dois alfaiates vigaristas levaram a melhor roubando-lhe toda a fortuna e convenceram-no a desfilar sem roupa, fazendo-o passar pela maior vergonha da sua vida: "O Rei vai nú!!", "O Rei vai nú!!". Tanto o Rei como os vigaristas aprenderam a lição: de nada vale ser vaidoso e desonesto.
 
No final, com espírito de entreajuda bem presente, todos os nossos amigos pintaram coroas para ofertarem ao Rei (muito) Vaidoso. Muito obrigado, até à próxima visita!.
 


"Ler antes de Ler” – Jardim de Infância de Alpiarça  | 6 de junho ! 2023
 
Ontem, tivemos a visita dos nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça para assistirem à história de um Rei, que era o mais vaidoso de todos os reinos! Ele, cego pela vaidade, não dava atenção aos que o rodeavam e não queria passar por tolo, muito menos por incompetente ou "pouco inteligente". E assim, aproveitando-se disso, os dois alfaiates vigaristas levaram a melhor roubando-lhe toda a fortuna e convenceram-no a desfilar sem roupa, fazendo-o passar pela maior vergonha da sua vida: "O Rei vai nú!!", "O Rei vai nú!!". Tanto o Rei como os vigaristas aprenderam a lição: de nada vale ser vaidoso e desonesto.
 
No final, os nossos amiguinhos pintaram coroas para o Rei Vaidoso. 
 
Muito obrigado, até à próxima! 
"Ler Antes de Ler" - Encontro Intergeracional | 2023
 
Em véspera da Quinta Feira de Ascensão tivemos mais um Encontro Intergeracional: os utentes do Centro de Dia com as crianças do Centro Infantil da Fundação José Relvas, em que aconteceu mais um bom momento de contação. As personagens principais continuaram a ser as nossas amigas Abelhas. A contadora de histórias estava a falar sobre este animalzinho e da sua importância, quando, de repente, surgiu no ar sobrevoando as crianças, a Abelha Maia!!! (drone) ZZZZZUMMMMM, ZZZZZUMMMMM…, que divertiu a todos. 
 
No final, a contadora convidou todos os presentes, crianças e adultos, a degustarem o tão delicioso Mel de Flores, produzido pelas nossas amigas Abelhas Melíferas. Algumas crianças que nunca tinham provado mel, ficaram deliciadas ao fazê-lo e quiseram repetir! Como vem sendo habitual nesta história, “Começa com uma Abelha”, terminou em beleza cantando a canção da Abelha Maia. As crianças também tinham preparada uma surpresa: cantaram uma linda cantiga para os mais idosos. Obrigado por tão saudável partilha.
 
Até breve amigos!
"Ler Antes de Ler" - Jardim de Infância de Alpiarça | 16 de maio | 2023
 
Hoje recebemos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça para “ouverem” e participarem em mais um momento de contação, com a história “Começa com uma Abelha”
Sendo uma história com pendor pedagógico, de como nos devemos comportar em relação a este pequeno animalzinho, todos se mostraram muito interessados quando ouviram ao pormenor, coisas que até então desconheciam sobre a vida das abelhas melíferas. A contadora também falou sobre a espécie “Abelha Asiática”, é invasora, ataca e mata enxames das abelhas “boas” que são muito importantes para o equilíbrio do nosso planeta. Terminamos com a canção da nossa amiga “Abelha Maia” ela (drone) surgiu fazendo piruetas e rodopiando pelas mãos ágeis do Hugo Rama. Para terminar em beleza, a contadora convidou a todos para provarem umas tostas barradas com o delicioso néctar produzido pelas abelhas: o MEL! Para alguns foi a sua primeira experiência e para outros que diziam que não gostavam - sem nunca terem provado! - ficaram fãs!
 
Chegou a vez de nos despedirmos, agradecendo a presença de todos, até à próxima amiguinhos! 
"Ler Antes de Ler" - EB1 de Alpiarça | 9 de maio | 2023
 
Ontem, o dia começou da melhor forma: recebemos os nossos amiguinhos do 3º ano da EB1 de Alpiarça para “ouverem” a história “Começa com uma abelha” ????. Mas, ao entrarem na Biblioteca, deparam-se com a exposição “Vamos Fotografar o Nosso Património Natural” e aproveitaram o momento para a visitar.
De seguida, a contadora falou-lhes sobre o tema principal da história: a Abelha Melífera. O grupo mostrou-se muito interessado e foi falando sobre este animalzinho tão pequenino, mas com um papel tão importante no nosso planeta e no nosso ecossistema. Uma das crianças é filho de um apicultor e deu-nos muita informação sobre esta atividade, manifestando o seu orgulho com esta atividade do pai. E ele também o ajuda nas tarefas apículas! A conversa alongou-se de forma bem entusiástica. Para finalizar, todos cantámos a canção da Abelha Maia.
 
Despedimo-nos dos nossos amiguinhos, agradecendo a visita, muito obrigado!
“Ler antes de Ler” – Jardim de Infância do Frade de Baixo | 3 de maio | 2023
 

Iniciámos o mês de maio da melhor forma recebendo os nossos amiguinhos do Jardim de Infância do Frade de Baixo, para ouvirem a história “Começa com uma Abelha”. Esta história, em forma de rima, retrata a vida e o dia-a-dia das abelhas e da colmeia. Antes de iniciar, a contadora de histórias falou sobre a importância das abelhas no nosso planeta e no ecossistema, realçando o facto de este inseto tão pequenino ser tão importante para o seu equilíbrio. Atualmente estão com dificuldade em sobreviver.

De repente e sem estarem à espera, surgiu a voar e a interagir com as crianças e a contadora: ZZzzzzzzzzzzzzz a Abelha Maia (Drone), que os pôs em delírio.  Seguidamente, visualizaram o vídeo e cantaram a cantiga da Abelha Maia e, uma vez mais, a Abelhinha sobrevoou as crianças que a tentaram apanhar, com muita alegria. Para finalizar, foram desenhar pequenos Fanzines sobre a história que ouviram, para depois os pendurarem na árvore do nosso Fanzinemóvel.

Obrigado pela vossa visita e a vossa participação nesta história que tanto nos ensinou, ressaltando a importância das nossas amiguinhas Abelhas.



"Ler Antes de Ler" - O Sultão e os Ratos | 18 de abril | 2023

A nossa convidada de hoje, Isabel Catela, da Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval - Almeirim, foi avisando os nossos amigos, alunos da EB1 de Alpiarça, que as histórias podem-se contar de muitas maneiras. Ficámos logo muito atentos...o que virá por ai??
 
O Sultão adorava queijo e os ratos também, que rapidamente invadiram o Palácio! Os Conselheiros, pelas mãos da Isabel, mandaram trazer Ratos e lá surgiram eles. Depois, foi chatice atrás de chatice e uma trabalheira para a contadora de histórias, senão vejamos: para se livrarem dos ratos, os conselheiros mandaram a Isabel trazer os gatos; para se livrarem dos gatos, mandaram-na trazer os cães; para se livrarem dos cães, mandaram-na trazer os leões; para se livrarem dos leões, mandaram-na trazer os elefantes. E a Isabel, com muito talento e à sua maneira, foi-nos contando e encantando com as muitas peripécias deste belíssimo conto árabe. No final, muitas foram as sugestões dadas pelos nossos amigos para o Sultão se livrar dos ratos no seu Palácio, será que conseguiu?
 
Muito obrigado Isabel, muito obrigado a todos que nos acompanharam! 


"Ler Antes de Ler" - Encontro intergeracional | 12 de abril | 2023

A Irene Gabirro, da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita - Cartaxo, contou e encantou neste encontro Intergeracional entre os nossos amigos, utentes do Centro de Dia e as crianças do Centro Infantil da Fundação José Relvas.
 
A Irene levou-nos a conhecer o pássaro da alma que habita em cada um de nós. Um pássaro que tem várias gavetas e que só ele sabe abrir, a Irene contou com preciosa ajuda de todos os presentes para o fazer. Celebrou-se assim o valor da auto-estima e a procura pela paz interior.
Para finalizar, a contadora presenteou-nos com a divertida história "Não deixes o pombo guiar o autocarro"...apesar dos pedidos de ajuda do pombo, ainda não foi desta que guiou o autocarro.
 
Muito obrigado Irene, adorámos este momento!

"Ler Antes de Ler" | 27 de Março | 2023 | Jardim de Infância de Alpiarça

Na passada terça-feira tivemos a visita dos nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça para assistirem à história de um Rei, que era o mais vaidoso de todos os reinos! Ele, cego pela vaidade, não dava atenção aos que o rodeavam e não queria passar por tolo, muito menos por incompetente ou "pouco inteligente". E assim, aproveitando-se disso, os dois alfaiates vigaristas levaram a melhor roubando-lhe toda a fortuna e convenceram-no a desfilar sem roupa, fazendo-o passar pela maior vergonha da sua vida: "O Rei vai nú!!". Tanto o Rei como os vigaristas aprenderam a lição: de nada vale ser vaidoso e desonesto.   

 No final, os nossos amiguinhos pintaram coroas para o Rei Vaidoso e foram entregá-las, passando por um labirinto, ao seu Castelo. Muito obrigado, até à próxima! 


 


"Ler Antes de Ler" | 15 de Março | 2023 | Jardim de Infância de Alpiarça

O Peixe Arco-Íris continua a nadar no vasto Oceano, fazendo uma paragem, de quando em vez, na Biblioteca Municipal para contar a sua história, pela voz da contadora de histórias residente. Os nossos amiguinhos da Sala D do Jardim de Infância de Alpiarça escutaram atentamente o desenrolar de toda a história do nosso Peixinho Arco–Íris. Como ele ultrapassou todos os obstáculos, muito por culpa da sua falta de empatia e amizade para com os outros peixes do Oceano.  Ao mudar a sua atitude, trouxe de volta todos os seus amigos e a palavra AMIZADE voltou a fazer parte do seu vocabulário. 

Ao terminar a história, a contadora convidou todas as crianças a colocar escamas coloridas e brilhantes no peixe que se encontrava no exterior do auditório, que se prontificaram a fazer com grande entusiasmo. Despedimo-nos, convidando-os a visitar a Biblioteca Municipal com os seus pais e a levarem livros para as suas casas. Até breve amiguinhos! 



"Ler Antes de Ler" | 14 de Março | 2023 | Encontro Intergeracional

Esteve uma bela manhã para mais um encontro Intergeracional entre os nossos amigos, utentes do Centro de Dia e as crianças do Centro Infantil da Fundação José Relvas, Continuámos com a história deste mês ”O Peixe Arco–Íris”, do vasto oceano e os seus habitantes: os peixinhos
A contadora abordou os temas da amizade, da empatia e da partilha que devemos ter para com os outros. No final, foram todos convidados a “vestir” o seu peixinho com escamas coloridas e brilhantes. E, para encerrar a manhã em beleza, todos cantámos os parabéns à D. Ilda, utente do Centro de Dia, a qual ficou bastante emocionada ao ver todos os presentes (crianças e adultos) a partilhar com ela este dia tão especial.
 
Muito obrigado pela visita, até á próxima amigos!
 


"Ler Antes de Ler" | 10 de Março | 2023 | Centro Infantil Fundalção José Relvas

Na passada sexta-feira, recebemos mais um grupo dos nossos amiguinhos do Centro Infantil FJR. Sendo os mais pequeninos do Centro Infantil, partimos à descoberta do local onde estavam e com quem estavam  Depois, a contadora deu inicio à história “O Peixe Arco-Íris” onde muitos desejaram tocar no livro e nos peixinhos. Para terminarmos em beleza, cada criança pegou numa escama brilhante e colorida e foi vestindo o seu peixinho, que no final ficou bem colorido!

Muito obrigado amiguinhos até à próxima! 



"Ler Antes de Ler" | 8 de Março | 2023 | Centro Infantil Fundalção José Relvas


Ontem, foi com muita satisfação que recebemos os nossos amiguinhos do Centro Infantil FJR, para com eles partilhar a linda história de “O Peixe Arco-Íris”.  Quando entraram e se sentaram na mantinha, adoraram o ambiente de leitura: a música, o fundo do mar e os peixinhos. A contadora falou sobre o peixinho Arco–Íris, esse animalzinho tão especial e tão brilhante, cujo comportamento se alterou ao longo da história, para melhor!

No final, como tem sido habitual, a contadora levou-os a “vestir” o peixinho que estava no exterior, ao que todos se prontificaram a fazer a sua parte: colar escamas coloridas deixando o peixinho cor de rosa muito lindo e brilhante

Até breve amiguinhos, adoramos estar convosco!



"Ler Antes de Ler "| 8 de Fevereiro | 2023 | Centro Infantil Fundalção José Relvas


Hoje, pela manhã, tivemos a visita dos amiguinhos do Centro Infantil Fundação José Relvas, os nossos vizinhos mais pequeninos 

"Toca, Bebé Cucuuuu!" foi o mote para uma manhã prazerosa, com múltiplas sensações para os nossos amiguinhos desfrutarem. No final desta viagem sensorial, entre sorrisos e abraços, despedimo-nos dos nossos vizinhos, voltem sempre, até à próxima!
 

 

"Ler Antes de Ler" | 24 de janeiro | 2023 | Jardim de infâcia de Alpiarçs

Ontem, pela manhã, tivemos a visita dos nossos amiguinhos do  Jardim de Infância de Alpiarça. Desta feita a contadora de histórias levou-nos a viajar até "A Savana", uma história apelativa, cheia de vida e de cor em que os sons complementam a ação dos animais. Antes da contação, todos souberam identificar os animais da Savana, deixando pelo meio algumas surpresa. No final, fizemos uma brincadeira com o João sem Medo. Não tinham medo de nada...afinal levaram um valente susto

Até breve amiguinhos!



"Ler Antes de Ler " | 12 de janeiro | 2023 | Centro Infantil Fundação José Relvas

Hoje foi a vez de recebermos os nossos vizinhos do Centro infantil da Fundação José Relvas
Antes de ouvirmos a história, cantámos os Parabéns a um dos nossos amiguinhos. Depois, a contadora de histórias presenteou-os com a Maruxa, que tinha um marido muitoooo preguiçoso, o Zezinho. Quando a Maruxa lhe pedia ajuda, ele fazia "ouvidos moucos", mas a mulher traçou um plano e ele teve mudar de atitude
O Zezinho lá percebeu a importância da divisão de tarefas e também a importância de igualdade de género.
Tivemos um final bem divertido, com os nossos amiguinhos a dançarem a música da Maruxa. 
Todos levaram um autocolante com a Maruxa como lembrança!
 

Hoje recebermos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça. A contadora de histórias presenteou-os com a Maruxa, que tinha um marido muitoooo preguiçoso, o Zezinho. Quando a Maruxa lhe pedia ajuda, ele fazia "ouvidos moucos", mas a mulher traçou um plano e ele teve mudar de atitude
O Zezinho lá percebeu a importância da divisão de tarefas e também a importância de igualdade de género.
Tivemos um final bem divertido, com os nossos amiguinhos a dançarem a música da Maruxa. 
Todos levaram um autocolante com a Maruxa como lembrança! Muito obrigado, até breve amiguinhos!


 

"Ler Antes de Ler" | 22 de dezembro | 2022

Ontem, recebemos os nossos vizinhos, os amiguinhos do Centro Infantil FJR . Todos vieram preparados para ouvir a história, deitados, de pijama! Isto porque pretendiam comemorar o Dia Nacional do Pijama, mas não tiveram essa sorte...porque o “O Burro Manquitola” é um burro bem divertido, muito desassossegado, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. Resultado: ninguém pode pregar olho!!!

No final desta história bem divertida, as crianças dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar.  A contadora de histórias ofereceu uma lembrança, saída dos alforjes do Manquitola: um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos!


 

"Ler Antes de Ler" | 15 de novembro | 2022 | Jardim de Infância do Frade de Baixo

Hoje recebemos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância do Frade de Baixo. A contadora de histórias dedicou este mês de novembro ao agora acarinhado animal: O Burro! Mas nem sempre foi assim, felizmente hoje estão protegidos.
“O Burro Manquitola”, um burro bem divertido, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. 
No final desta história bem divertida, as crianças dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar.  Nesta primeira visita à nossa Biblioteca a contadora de histórias ofereceu uma lembrança, saída dos alforjes do Manquitola: um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos! 
"Ler Antes de Ler" | 8 de novembro | 2022

Hoje foi dia de recebermos os nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça. A contadora de histórias dedicou este mês de novembro ao agora acarinhado animal: O Burro! Mas nem sempre foi assim, felizmente hoje estão protegidos.
“O Burro Manquitola” , um burro bem divertido, apesar dos seus problemas: era zarolho e só tinha três pernas. Gostava de música pimba, estarola e muitas coisas mais. No final desta história bem divertida, as crianças subiram ao palco e dançaram e cantaram a canção “A burra”, com a ajuda da Educadora e da Auxiliar. Nas despedidas, os nossos amiguinhos brindaram-nos com a linda canção do “Bom dia…” que por sinal falava de um burrinho que nos seus alforjes transportava o farnel e produtos hortícolas. Agradecendo a gentileza, a contadora retribuiu com uma lembrança para todos, também ela saída dos alforjes do Manquitola:  um marcador de livros/régua. Muito obrigado pela visita, até à próxima amiguinhos! 
 
 
"Ler Antes de Ler" e "Conto-vos um conto..., contem-me um também!" | 16 de setembro | 2022
 
A tão desejada chuva voltou nos últimos dias. Mas ontem fez uma pausa, parecendo adivinhar a visita dos nossos amigos da Centro Infantil e do Centro de Dia da Fundação José Relvas, de manhã e da ARPICA no inicio da tarde. Tivemos mais um encontro intergeracional. Escutámos uma bela história, marcando o reinício das atividades pós-férias de verão, agora presencialmente, ao pé uns dos outros.
Foram dadas as boas vindas pela contadora de histórias com canções alegres e divertidas, em que todos participaram. “ Atchuuu! O Guia completo das Boas maneiras” esta história conta-nos como vivia a menina Suzi Su, que nem sempre se comportava dentro das regras mais básicas. Os animais da quinta reuniram-se e manifestaram o seu desagrado, mas também lhe ensinaram a ter regras de boas maneiras e educação. Por exemplo: ser asseada, ser ajustada, comer delicadamente, ser educada, saber partilhar, ser amigo, ser simpática e aplicar esta regra de ouro: “Não faças aos outros, o que não queres que te façam a ti”!! Tudo está bem, quando acaba bem e aqui não foi exceção, no final todos ficaram amigos!! A contadora despediu-se desejando um resto de dia muito feliz, com saúde, agradecendo a presença e partilha deste bom momento onde as histórias e as palavras têm o papel principal.