Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Comunidade de Leitores - "Sapiens - Breve História da Humanidade"

Dia 5 de novembro | 16h00

Para este novo ciclo, 2022-2023, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça escolheu como tema central das suas leituras a emergência climática. Perceber qual o impacto da ação do homem na natureza, no reino animal, nos ecossistemas. Aparentemente, aprendemos a dominar o meio envolvente, mas isso estará a diminuir o sofrimento no mundo, a nível individual ou coletivo e permitir um desenvolvimento sustentável a médio e a longo prazo??
 
Estas serão seguramente leituras diferentes das que tivemos nos ciclos anteriores, desta feita mais viradas para o ensaio, investigação, mas estamos convictos que serão muito interessantes e pertinentes. À semelhança dos anos anteriores, procuraremos ter connosco alguns dos autores das obras sobre quais nos iremos debruçar. 
 
Para início deste ciclo teremos o livro “Sapiens, de animais a deuses, breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari. O autor oferece-nos uma visão multifacetada sobre a evolução da espécie humana, culminando em nós, Homo Sapiens. Parece-nos ser um ótimo ponto de partida para a esta nova viagem, sempre inacabada, à volta das nossas leituras.
 
Junte-se  a nós!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, Agenda 2030 - https://ods.pt/


Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir. Esta é uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente, uma perspetiva única e original sobre a nossa História e o impacto do ser humano no planeta.


Biografia

Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, Harari tem-se dedicado ao estudo e ensino da História, encorajando os seus alunos a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade.
 
Harari foi duas vezes vencedor do Prémio Polonski para Criatividade e Originalidade nas Disciplinas de Humanidades, em 2009 e 2012.
 
É autor de numerosos artigos científicos e de dois livros, publicados em Portugal pela Elsinore: Sapiens: História Breve da Humanidade (2013), Homo Deus: História Breve do Amanhã (2017) e 21 Lições para o Século XXI (2018), todos bestsellers internacionais, traduzido em múltiplas línguas e recomendados por personalidades como Barack Obama e Bill Gates.

O nosso Encontro

Retomamos este nosso ciclo de encontros, 2022-2023, com um propósito um pouco diferente dos anteriores, literário, como não poderia deixa de ser, mas mais focado no ensaio, na investigação, na ciência. Teremos como tema central das nossas leituras a emergência climática: perceber qual o impacto da ação do homem na natureza, no reino animal, nos ecossistemas.

 
Neste sentido, das nossas leituras de “Sapiens, de animais a deuses, história breve da humanidade” colhemos muito da visão multifacetada de Yuval Harari sobre a evolução da espécie humana, culminando no (atual) Homo Sapiens. Falámos do impacto da nossa inteligência, dos avanços científicos conseguidos, da nossa tenacidade, da nossa ganância..., tem tido sobre a natureza. Muitos foram os testemunhos que retirámos da nossa experiência de vida e de outras leituras que cruzamos com aquilo que Yuval Harari exemplarmente compilou nesta sua magnífica obra.
 
Ao intervalo deliciámo-nos com outra obra de arte, desta feita culinária: um delicioso bolo de ananás. Opinião foi unânime: nunca tínhamos provado um tão delicioso! Uma vez mais, muito obrigado Rosário! 
 
Depois, a nossa boa conserva continuou, culminando neste pensamento de Harari:    
“Avançámos das canoas para as caravelas, para barcos a vapor, para vaivéns espaciais, mas ninguém sabe para onde vamos [...] estamos a espalhar o caos sobre os nossos companheiros animais e do ecossistema envolvente, em busca de um pouco mais para o nosso conforto e divertimento, sem, no entanto, nos darmos por satisfeitos”
 
As futuras leituras e convidados vão certamente ajudar-nos a melhor compreender onde estamos e para onde caminhamos, juntem-se a nós!