Comunidade de Leitores | outubro 2019
Será o retomar de um novo ciclo da nossa Comunidade de Leitores, desta feita à volta do "Conto" como género literário que nos levará a revistar alguns dos grandes clássicos e à descoberta de autores contemporâneos. Será também o início de mais uma Viagem (sempre) Inacabada, que tantos e bons momentos prazerosos nos troxeram à volta das nossas leituras.
Mantemos o mote. A Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça pretende promover e consolidar os hábitos de leitura junto da comunidade alpiarcense, oferecendo um espaço/momento de convívio entre aqueles que gostam do livro e da leitura, em que possam partilhar as suas experiências como leitores. Que continue a constituir um bom momento de conversa, informal, na (re)descoberta de determinado texto ou tema proposto para debate. Que o olhar do outro sirva de contraponto, seja um outro olhar, que ofereça ao grupo a oportunidade de partilha de opiniões e de afetos; que continue a criar e a fortalecer o sentimento de pertença a esta Comunidade de Leitores que tem na cultura, no livro e na leitura uma paixão comum.

![]() |
Uma rapariga loura, fina e fresca, por quem o honesto Macário quase endoidece. Uma aia que se entrega na maior prova de lealdade ao seu reino. Jacinto, verdadeiro homem da cidade, que dá por si a descobrir as maravilhas da ruralidade. Ou José Matias, rapaz airoso que acaba os dias contemplando à distância a divina Elisa. Em O Tesouro, o autor reflecte sobre a natureza humana e a sua relação com a riqueza material. Os protagonistas deste conto são três irmãos (Os irmãos de Medranhos): Guanes, Rui e Rostabal. As personagens começam por ser apresentadas colectivamente ("Os três irmãos de Medranhos"), mas, à medida que a acção progride, a sua caracterização vai-se individualizando, como que sublinhando o predomínio do egoísmo individual sobre a aparente fraternidade.
São inesquecíveis as personagens concebidas por Eça de Queiroz nos contos que publicou ao longo da sua carreira literária em jornais e revistas e que aqui se reúnem.
José Maria de Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Neuilly-sur-Seine, 16 de agosto de 1900) foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, o primeiro e principal escritor realista português, renovador profundo e perspicaz da nossa prosa literária.
|