Comunidade de Leitores - “As Malditas"

Dia 29 novembro | 16h00

Depois do início deste novo ciclo dedicado à literatura hispânica com a escritora espanhola Irene Vallejo e o seu “O infinito num junco”, vamos agora até à literatura da Argentina com o livro “As Malditas” de Camila Sosa Yillada. Um romance, uma “crónica única que vem polinizar a literatura”.  
 
Será com este registo literário, algo inquietante, que voltaremos a ter a companhia dos nossos amigos da Comunidade de Leitores das Bibliotecas de Loures, Biblioteca Ary dos Santos, Sacavém. Será um (re|)enconcontro intercomunidades de leitores que nos dará a oportunidade de falarmos sobre “As Malditas” num diálogo aberto entre todos nós sobre esta obra de Camila Yillada. 
 
Mas não será só este momento de partilha que irá acontecer. À noite, pelas 21h00, teremos oportunidade de assistir à peça de teatro “Fragmentos de uma Revolução” que tem como atores esses mesmos elementos da Comunidade de Leitores. Mais pormenores sobre esta peça de teatro aqui
 
Ou seja, tudo se prepara para que o dia 29 de novembro seja efetivamente uma “revolução” artística e literária, que seja mais um dia bem passado à volta das nossas leituras.
 
Juntem-se a nós!
 


 
 
A atitude inabalável, revolucionária, exemplar, desta irmandade de travestis malvistas, mal-amadas, maltratadas, mal pagas, mal avaliadas, mal-afamadas foi a origem deste livro, e é essa a alquimia que percorre as suas páginas: a transformação da vergonha, do medo, da intolerância, do desprezo e da incompreensão em prosa de qualidade.
 
Porque As Malditas é um relato de infância e um ritual de iniciação, um conto de fadas e de terror, um retrato de grupo, um manifesto político, uma recordação explosiva, uma visita guiada à imaginação fulgurante da sua autora e uma crónica única que vem polinizar a literatura.
 
No seu ADN convergem as duas facetas do mundo trans que mais repelem e assustam a boa sociedade: a fúria travesti e a festa de ser travesti. E na sua voz literária convergem as três partes da Santíssima trindade de Camila: a parte Marguerite Duras, a parte Wislawa Szymborska e a parte Carson McCullers.
 
In: Wook

Biografia
 
Camila Sosa Villada nasceu em 1982 em Córdoba, na Argentina. É escritora, atriz, cantora. Foi trabalhadora do sexo, vendedora de rua e empregada doméstica. Formou-se em Comunicação e Teatro pela Universidade Nacional de Córdoba. A sua peça Carnes tolendas, retrato escénico de un travesti foi selecionada para o Festival Nacional de Teatro de La Plata, em 2010.
 
O seu livro de estreia, Las malas, ganhou o prémio Sor Juana Inés de la Cruz e o Grand Prix de l’Héroïne Madame Figaro. Foi um bestseller em todo o mundo hispânico e considerado o melhor livro do ano pela maioria dos suplementos literários.
 
In: Wook
 
 
 
 
 
 
Visitas: 39