"Fragmentos de uma Revolução" - Teatro
Comédia apresentada pelo Teatro Comunitário da Comunidade de Leitores das Bibliotecas Municipais de Loures.
Acedendo ao convite da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça para apresentarem a peça de teatro “Fragmentos de Uma Revolução”, teremos entre nós os leitores/atores da Comunidade de Leitores das Bibliotecas Municipais de Loures. Depois do êxito junto do seu público, vêm agora partilhar com a comunidade alpiarcense esta experiência que constituiu uma verdadeira revolução nas suas vidas, em que foram desafiados a interpretar alguns textos dos livros que fizeram parte das suas leituras. De leitores a atores, de ensaio em ensaio, viram-se a experimentar a arte cénica.
Venha assistir, será certamente uma noite bem passada!
Sinopse:
Os leitores da Comunidade de Leitores das Bibliotecas Municipais de Loures, na edição de 2024/2025, com o tema “Revoluções? Para que vos quero?” foram desafiados a interpretar alguns textos dos livros que fazem parte do programa.
Esta experiência, da qual fazem parte alguns dos leitores desta comunidade, constituiu uma verdadeira revolução nas suas vidas, que se viram a experimentar a arte cénica, com aprendizagem das diversas técnicas de teatro e com ensaios semanais que decorreram na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.
A produção, encenação e ensaios são da responsabilidade do encenador João Prior, do Teatro Àpriori, de Sacavém. Jovem talentoso que pelas suas qualidades profissionais e humanas cativou todos os leitores participantes para levar por diante este desafio, transformando leitores em atores/atrizes deste teatro comunitário, que quem sabe não ficará por aqui.
O Teatro como a Literatura têm um impacto profundo nos leitores participantes, tanto emocional como intelectualmente, porque estimula a criatividade e a imaginação; desenvolve a empatia; melhora a comunicação e expressão; fortalece o pensamento crítico e desenvolve o sentido de pertença e de partilha entre todos.
Comunidade de leitores das Bibliotecas Municipais de Loures
Biografia do encenador João Prior
João Prior estreou-se no Teatro Politeama, em 2012, sob a direção de Filipe La Féria, no musical Peter Pan. Integrou os elencos de Cinderela, A Pequena Sereia e Shrek no CCB, sob a direção do Conservatório Artallis.
Em 2019, dirigiu o espetáculo Marilyn, O Musical, no Teatro Armando Cortez, assumindo a direção do Teatro Àpriori. Também este ano, encenou o mesmo musical para a festa de Natal da Presidência da República.
Na escola Primeiro Ato, obtém o certificado da Trinity College of London, com grau de distinção. Integra nesta escola produções como As Mulherzinhas, Bare, Roberto Zucco e Quem Matou Elisa?
Protagonizou produções, como Anastasia Romanov, As Cantigas do Cinema Português, Príncipe do Egito, 100 Anos Parque Mayer, Música no Coração e Tarzan, com a companhia Plateias D’Arte, em Almada.
Na televisão, foi finalista do programa SuperEstrelas, onde interpretou Freddie Mercury.
Ao lado da atriz Rita Ribeiro, produziu o espetáculo RITA, no renovado Teatro Variedades, atualmente em digressão.
Sob a direção do Teatro Àpriori, encenou Hairspray, Variety, Marilyn; O Musical, Grease e Aida, o seu mais recente projeto. Fica técnica: Adaptação dos livros Revolução, de Hugo Gonçalves; A viúva grávida, de Martin Amis e Amemo-nos uns aos outros, de Catherine Clément.
Fica técnica:
Adaptação dos livros Revolução, de Hugo Gonçalves; A viúva grávida, de Martin Amis e Amemo-nos uns aos outros, de Catherine Clément.
Encenação: João Prior
Cenografia: Criação em Teatro Comunitário
Sonoplastia: João Prior
Interpretação: Ana Gantes, Ana Ribeiro, Carlos Santos, Carlos Sousa, Dolores Parreira, Fernanda Silva, Luísa Correia, Lurdes Silva, Maria José Sousa, Maria Rijo, Rita Pitada, Teresinha de Deus e Vera Morganheira.
Biblioteca Municipal de Alpiarça
Entrada livre
Visitas: 38