Ler antes de Ler
“O enraizamento dos hábitos de leitura é um processo longo que se deve iniciar, preferencialmente, logo na infância, muito antes da aprendizagem formal da leitura”.*
Nesta perspectiva, o gosto pelos livros inicia-se muito antes da actividade escolar/ensino formal, quando estes assumem para a criança uma dimensão meramente lúdica e de descoberta quer do mundo real quer do mundo que só existe na imaginação de crianças, jovens e, porque não dizê-lo, dos adultos.
É nesta fase que mais se faz sentir o papel desempenhado pelas Bibliotecas quando estas podem desenvolver atividades de carácter simultaneamente lúdico/pedagógico, em colaboração com técnicos especializados, à volta da animação do livro e da leitura.
Mediante marcação, para as crianças do ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo.
|
|
- Visitas em 2019/2020 (interrompidas pela pandemia Covid-19) |
* António Prole - http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/manual_instrucoes_projectos_a_C.pdf
Visitas: 4516