Estátua Dr. Hermínio Paciência
Ao Dr. Hermínio Duarte Paciência
Há comportamentos na vida de homens, que só por vezes depois de suas vidas, conseguimos reflectir e sentir conscientemente qual foi a sua verdadeira dimensão.
Não será com a realização desta simbologia escultórica e sua inauguração, que deva findar os momentos de reflexão e identificação, mas antes deve estar aberto a interrogação de todas as pessoas, e aquelas que frequentem este espaço de promoção do conhecimento no sentido de procurar perceber o porquê desta tentativa de materialização das referências deste notável homem, Dr. Hermínio Paciência, de forma a identificarem-se com o espaço e de atribuírem significado a esta consagração, que pretende ser viva e dinâmica em todos os tempos.
Nós alpiarcenses, só participamos neste reconhecimento se ao reflectirmos, sentirmos verdadeiramente as intenções deste homem carismático norteado por princípios culturais e de elevada moralidade, tendo também presente o quanto foi importante a sua paixão humanista, que trouxe tantos benefícios em prole do bem-estar de todos os que necessitaram da sua ajuda.
A dinâmica do conjunto escultórico traduz esse homem de sabedoria e confiança, médico distinto e de grande benemerência, agricultor com respeito pelo próximo, protector dos trabalhadores, solidário com os pobres, lutador pela causa da liberdade, tendo feito parte do movimento directório democrático e social da campanha do General Humberto Delgado.
Em suma, o que encontro na sua pessoa é tudo o que a razão humana deve sustentar – Perfeição e Transparência, qualidades estas materializadas neste conjunto constituído por dois cubos, que sendo figuras perfeitas formadas por seis faces rigorosamente iguais, representam a Perfeição, cuja disposição que adquirem tem a intenção de representar a Transparência, que estão em ligação permanente a si próprio.
O movimento dado à escultura gestualizada de comunicabilidade, representa a dinâmica da sua vida. Por conseguinte, protagoniza o homem de carácter participativo; compromissos partilhados; planificação com sabedoria; decisão com humildade; sustentação da dedicação do percurso da sua vida procurando sempre valorizar a prática da competência, e, também homem de impulso democrático.
Em gesto de ligação ao terceiro elemento, a esfera, figura anti-estática, que simboliza o entusiasmo enérgico do seu carácter sempre em movimento na aurora da sua vida, endereçando com determinação e gratuitamente a sua experiência como força primária para todos que queiram ser futuro.
Bem hajam a todos.
Armando Ferreira (Discurso preferido no dia da Inauguração, 23 de abril de 2007)
View the embedded image gallery online at:
https://alpiarca.pt/bma/index.php/espaco/estatua#sigFreeId85a2148725
https://alpiarca.pt/bma/index.php/espaco/estatua#sigFreeId85a2148725