Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Sábados a Contar - abril


Numa terra cinzenta e sem alegria, onde cada um vive mergulhado nas suas preocupações, um homem tem o condão de pôr toda a gente a dançar. "O homem da gaita", canção que faz parte do álbum "Com as minhas tamanquinhas" editado em 1976, é a versão criada por Zeca Afonso para contar esta história tradicional portuguesa, com ilustrações de Rui Pedro Lourenço.
 
Haverá muitas surpresas, entre as quais Realidade Aumentada, musica e não só...
 
Um "Sábados a Contar" que pretendemos que seja a nossa homenagem enquanto Biblioteca Municipal de Alpiarça, aos 40 anos do 25 de Abril
 
Juntem-se a nós e... traz um amigo também!
 
Dia 26, pelas 16h30, não faltem!! 
 
 
 

 
 
 

Conto: 

 

O livro tradicional impresso, as suas narrativas e linguagens tem sido utilizado regularmente como ponto de partida para o desenvolvimento de novas narrativas suportadas por novos canais físicos. Um desses canais é a Realidade Aumentada, em que o livro tem vindo a ser explorado em diversos contextos, com ganhos significativos para quem dele usufrui a nível da interatividade. Mas esta invasão digital no livro, contrariamente à digitalização, permite preservar toda a magia afetiva e sensorial que só ele no seu suporte tradicional impresso nos oferece.
 
A utilização da RA é feita habitualmente de modo individual, ou seja, um utilizador, um livro e um dispositivo que permite usufruir da narrativa textual/iconográfica vinda do livro e da interatividade vinda do dispositivo de mediação digital, um tablet no nosso projeto. O desafio que decidimos criar é um pouco mais ambicioso e toca numa área muito querida entre nós, mediadores da leitura: utilizar a Realidade Aumentada conjuntamente com a performance – única! - de um contador de histórias! 
 
 

Produção: 

 

Equipa envolvida na produção e apresentação:
 
► Ana Paula Quinta - Contadora de histórias residente da Biblioteca Municipal de Alpiarça, execução de adereços de decoração do espaço onde decorre a actividade
►Rui Gaspar - Produção e coordenação da Realidade Aumentada
►Tiago Reis - Conversão e manipulação digital, elaboração e impressão de mini cartazes para distribuição à comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico do concelho  de Alpiarça.
►Fátima Cunha - Produção e animação em flash.
►Armindo Leite-  Tocador da gaita de foles: sons e acordes da gaita de foles
►António Flausino - Tocador de acordeon - executor da música seleccionada de Zeca Afonso
►Bruna Beatriz Bento- Conversão digital, elaboração e impressão de panfletos para distribuição pública
►Rui Canha- Produção e realização  de video do " Alpiarça TV"
►Diogo Condeço - cedência do iPAD utilizado na produção e apresentação 
►Apoio – Universidade do Algarve e Universidade Aberta. Docentes do Doutoramento Média-Arte Digital