Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Tecnologias - CDU on-line

Classificação Decimal Universal, on-line

Em 1990, quando iniciamos começamos a utilizar a CDU (versão reduzida, editada pela Biblioteca Nacional, 2ª ed.1990) para classificar documentos da nossa biblioteca, além da subjetividade do ato em si, deparámo-nos com a enorme dificuldade em encontrar os termos corretos dentro de cada rubrica, que nos conduziriam a determinada classe. Atualmente a tabela CDU está contida num livro com mais de 800 páginas, o que torna a tarefa ainda mais difícil.
 
Na prática, este "encontrar" era o que nos possibilitava construir a notação decimal que por sua vez representaria o assunto de determinado documento. Tínhamos a noção de quais eram os termos necessários, sabíamos que existiam (ou que, logicamente, deveriam de existir) nas Tabelas da CDU, ou porque já as tínhamos utilizado anteriormente, ou porque tínhamos a imagem mental deles de uma consulta anterior, mas encontrá-los era (é sempre) a tarefa mais difícil. Como poderíamos resolver ou minorar estas duas dificuldades?
 
Como a necessidade aguça o engenho, em 1995, decidimos desenvolver um programa experimental (em dBase) com o intuito abordar a consulta à tabela da CDU (2ª ed. 1990) de uma forma diferente da tradicional.  
 
Com esta nova forma de consulta à CDU tornou-se possível ter uma visão mais ampla e em simultâneo, de todas as classes/rubricas associados, logicamente, a uma ou mais palavras-chave introduzidas (termos). Termos esses que poderão estar, ou não, associados a uma só classe ou sub-classe, divisão ou subdivisão. Resolveu-se assim também um dos entraves na sua utilização: A inexistência de um índice alfabético. 
 
"Índice alfabético insuficiente pois não estabelece as relações de equivalência nem as associativas e é exclusivo das tabelas médias" (ALMEIDA, 2008).
 
Entretanto surgiu (finalmente) a nova edição da CDU (3ª edição, 2005), completa, em que o número de entradas aumentou substancialmente, passaram a ser cerca 15.000.  Adotamo-la, naturalmente. Mas tívemos de abdicar da utilização da aplicação informática que continha a velha tabela, ficando assim privados de uma preciosa ferramenta de trabalho.
Decidimos então iniciar o processo de carregamento dessa mesma nova tabela. Demorou vários anos, por razões óbvias.
 
Para o fazermos mudamos de tecnologia, criamos uma plataforma on-line baseada PHP/MySQL com ganhos significativos, especialmente pelo facto de ser uma aplicação on-line e por isso poder ser acedida em qualquer posto de trabalho (remoto ou não).
 
O seu potencial de pesquisa permaneceu intacto, os resultados são surpreendentes!
 
Conseguimos encontrar rapidamente as classes pretendidas, com uma abrangência notável, e construir a notação correta para representar determinado assunto de forma eficiente e eficaz. Permite reduzir a subjetividade (ou o erro) no ato de classificar, reduzindo-se também o tempo pesquisa de uma forma drástica, especialmente para quem dá os primeiros passos neste novo mundo muito exigente. Normalmente, em poucos segundos obtem-se os resultados pretendidos.
 
Acesso restringido à nossa Biblioteca, por razões legais*
 
 
* Nota: este projeto foi apresentado ao consórcio da CDU em Portugal (em 2009), sediado na Biblioteca Nacional. Apesar de acharem o projeto interessante, obtivemos a advertência para a utilização do conteúdo do livro sem os devidos direitos de autor (o que é uma realidade). Informaram-nos que estavam a estudar um projeto semelhante (isto há vários anos).
 
 
Visitas: 979