Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Tecnologias - Projecto Informático - novas instalações

Implementação do Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação
 
O Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação a implementar na nossa biblioteca municipal teve como objetivo criar uma infra-estrutura tecnológica que servisse de suporte ao desempenho das rotinas internas de tratamento e gestão de informação, assim como ao desenvolvimento e disponibilização de serviços aos seus utilizadores. Pretendia-se configurar toda infra-estrutura tecnológica de modo a tirar partido de todo o seu potencial, maximizando a eficácia (serviços que satisfaçam as necessidades) e a eficiência (afetação dos recursos disponíveis), quer dos serviços internos, quer dos serviços disponibilizados aos utilizadores da Biblioteca Municipal. As tarefas e processos a implementar, foram na sua totalidade realizados pelos funcionários na altura afetos à biblioteca. Fica o texto à época:
 
Sistematização das principais tarefas a desenvolver para a implementação do Projecto:

- Montagem, arranque e configuração do servidor principal – Domínio Windows, baseado no Active Directory (AD) para administração e segurança de toda a infra-estrutura tecnológica. Gestão dos utilizadores (autenticar e autorizar) da rede, implementação de um servidor de DNS, de ficheiros e de impressão. 

- Arranque e configuração do filtro web ZoneCD – Baseado em Linux, implementação de Proxy, NAT, servidor de DHCP e filtro de conteúdos dinâmico baseado no contexto das palavras-chave de pesquisa.

- Configuração dos postos de trabalho – serviços internos e públicos - de acordo com as políticas de administração e de segurança, implementadas através do AD. Instalação e configuração das aplicações de segurança Deep Freeze e adequação das outras existentes às novas políticas de utilização.

- Configuração das impressoras e de outros periféricos – Feita de acordo com as políticas de administração e segurança do Domínio.

- Instalação do Sistema de Gestão Documental (SGD) Porbase 5 – Actualmente a trabalhar num servidor provisório, o SGD será reinstalado no servidor principal, e parametrizado de acordo com as necessidades dos serviços. Nos desktops dos serviços internos, zona a zona, serão instalados os módulos incluídos no pacote do SGD: catalogação (CatWin), gestão do empréstimo domiciliário (UseWin) e gestão de publicações periódicas (Kardex).  

- Instalação da rede Wi-Fi – A partir do filtro Web ZoneCD, colocar à disposição do público um acesso Wi-Fi, de modo a poderem aceder através dos seus computadores portáteis à Internet. A instalação será feita com o recurso a um access point.
 
- Instalação e parametrização dos sistema de backups – De acordo com o equipamento disponível para o efeito, serão implementadas as rotinas necessárias de modo a garantir, através de sistemas de redundância, a segurança dos dados em toda a infra-estrutura informática.  
 
- Meios tecnológicos para a difusão da informação – disponibilização do catálogo on-line, através de servidor web próprio, Windows Server 2003 ( a instalar no servidor agora provisório)  e desenvolvimento de um novo website para a Biblioteca Municipal
 
Administração e segurança da infra-estrutura tecnológica
 
Todas as tarefas descritas anteriormente requerem metodologias específicas de trabalho, de acordo com os requisitos do hardware e software e das necessidades dos serviços que farão a sua utilização. No entanto, a parametrização geral da administração e segurança da rede interna, pela importância que terá no funcionamento de toda a infra-estrutura tecnológica e pela necessidade de antecipadamente prevermos o seu funcionamento, merece um maior detalhe na sua descrição. Assim:
 
- Para a administração e segurança da rede interna será instalado o Windows Server 2003 no servidor principal. Em termos da estrutura, nesta mesma rede haverá a separação de diferentes zonas ou serviços: interno, atendimento e público. Esta separação ou mapeamento será assegurada através de software, ou seja, de uma forma lógica. A separação de forma física, além de implicar uma estrutura de rede mais complexa e onerosa, não permitiria partilhar os recursos disponíveis na rede com a mesma eficiência e adaptabilidade.
 
- Para assegurar a sua implementação, será criado um Domínio, que será responsável pelas políticas de segurança da rede interna no que diz respeito à validação de utilizadores, à partilha de ficheiros e utilização das impressoras, nos diversos serviços a implementar.
 
O domínio “BMA”, através do Active Diretory, irá implementar as políticas nos postos de trabalhos e dos seus diferentes utilizadores. Por sua vez, serão criadas nesse mesmo Domínio, as diferentes Unidades Organizacionais (0.U.), como por exemplo: Serviços ao Publico (Secção Infantil, Secção de Adultos e Multimédia), Serviços de Atendimento e Serviços Internos.
Os utilizadores criados serão integrados em cada uma destas O.U., que por sua vez terão Políticas de Grupo (G.P.º) devidamente configuradas de forma a assegurar a correcta utilização dos recursos disponíveis na rede. A um último nível, será sempre possível definir políticas individuais por utilizador/posto de trabalho.
 
Devido à grande versatilidade do Windows Server 2003, será possível ter um controlo muito eficaz de toda a rede, quer em termos de disponibilização de recursos, quer de segurança, neste último item reforçado pelo Servidor/Filtro Web, que terá a correr o ZoneCd. 
 
Na verdade, esta versatilidade será muito importante para o desenvolvimento da própria infra-estrutura de rede, pois consoante as necessidades sentidas pelos seus utilizadores, procuraremos, com as ferramentas disponíveis, melhorar a sua eficácia e eficiência ao longo do tempo.
 
Acesso a serviços vindos do exterior e protecção contra intrusões
 
Pela igual importância na robustez da infra-estrutura iremos descrever sucintamente como resolveremos os problemas do acesso aos serviços vindo do exterior (principalmente o acesso à Internet), versus protecção contra intrusões.
Existirá um filtro Web baseado no software ZoneCD (Linux, open source). Este filtro entre o exterior/interior tem hardware específico para a função, duas placas de rede, que através de uma firewall, NAT, proxy e filtro de conteúdos (com possibilidade de parametrização), possibilitam um acesso seguro ao exterior e protecção contra intrusão a todos os utilizadores da rede interna da Biblioteca.
 
Meios tecnológicos para a difusão da informação
 
No contexto global, onde o acesso e difusão da informação se faz cada vez mais na Rede das redes, a Internet, torna-se imperioso dotar a Biblioteca Municipal, Ruy Gomes da Silva dos meios tecnológicos que a permitam participar activamente neste novo processo. De uma Biblioteca centrada nos seus documentos tradicionais ou electrónicos, tangíveis, acedidos localmente, somos agora convidados a aceder e a produzir conteúdos através da Rede, e para a Rede.
 
Catálogo on-line - O primeiro passo seria o de disponibilizar o catálogo bibliográfico on-line. Infelizmente, por razões técnicas/orçamentais, não foi possível incluir no Projecto um servidor Web de raiz. No entanto, dada a importância que este serviço tem para a comunidade cooptamos o antigo servidor de domínio. Será instalado sobre Windows Server 2003, a correr o IIS. Para a atribuição de um DNS fixo, poder-se-á utilizar um serviço gratuito. 
 
Website da Biblioteca Municipal – Além da disponibilização do catálogo on-line, será igualmente importante continuar a disponibilizar na Internet a informação sobre as actividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal, serviços disponíveis, regulamento, horários, os últimos documentos adquiridos, etc., etc…
Assim, será criado um novo website ainda baseado em HTML e PHP. Num futuro próximo, iremos desenvolver um site baseado no Joomla, CMS (gestor de conteúdos) idêntico ao utilizado no novo (futuro) site do Município de Alpiarça. Este gestor de conteúdos baseia-se numa plataforma que possui grande interactividade, permitindo que a actualização dos conteúdos, e parte da parametrização da sua estrutura, seja feita por técnicos não especializados na manutenção de sites.
 
 
 
Visitas: 682