Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

"Ler Antes de Ler" - ON-LINE

Já lá vão 4 meses desde que recebemos a última visita dos nossos amigos do ensino pré-escolar (público e privado), no âmbito do projeto "Ler Antes de Ler". Sendo ainda incerto o momento em que estas crianças poderão retomar as visitas regulares à Biblioteca para ouvirem contar um conto, decidimos experimentarmo-nos on-line, de forma interativa, via Skype.

Assim, semanalmente, a partir da Biblioteca Municipal, com o "Ler Antes de Ler" - ON-LINE, voltaremos à boa companhia de uns dos outros, mas desta feita virtualmente.

Projeto "Ler Antes de Ler", presencial.
Projecto conexo "Conto-vos um conto, contem-nos um também!" - ON-LINE


28 de julho 2020
 
"Ler Antes de Ler" ON(OFF)-LINE
 
Os dias continuam quentes, com algum vento, o que tornou esta manhã muito agradável, possibilitando que o nosso “Ler Antes de Ler” ON-LINE, se realizasse presencialmente, junto a uma boa sombra do Centro Infantil da Fundação José Relvas. De livro e de banco na mão, a contadora de histórias foi recebida com muita alegria. Das 10 histórias do livro "O Papa-histórias", as crianças puderam escolher as que queriam ouvir!! A contadora girou, girou, girou a roda do livro...e todos gritaram: STOPPPPP!!!!! Calharam: “O vento rouba-chapéus" e " As sementes do sorriso". A primeira falou do vento, que mais tarde um criativo cozinheiro converteu numa deliciosa sobremesa: sonhos! A última história falou de um fruto delicioso, que tanto gostamos, o melão! E, nem de propósito, era um melão verde, muito parecido com os de Alpiarça, da nossa linda terra, onde se produzem os melhores melões. Disseram-nos que hoje não haveria melão para a sobremesa, mas sim melancia (de Alpiarça) bem fresquinha e vermelhinha! Que tenham tido bom proveito, e até breve amiguinhos!
 

21 de julho 2020
 
O calor intenso continua, aproveitando o fresquinho da sala do Centro Infantil da Fundação José Relvas e da Biblioteca Municipal, ligámo-nos via Skype para mais um “Ler Antes de Ler” ON-LINE. Depois do “Bom dia!!!” a contadora apresentou o livro "Papa-Historias, 10 histórias para abrir o apetite ". Ela fez girar a roda das histórias e as nossos amigos disseram: STOPPPP!!! E assim foram selecionados os contos a serem contados: " Nariz Feliz" e " Sopa de Letras". Falaram-se das cenouras, dos legumes e também da Sopa de Letras. Com estes ingredientes, decoraram um boneco de neve e com as letrinhas da massa formaram-se palavras e frases. Mesmo à distância, mais uma vez as histórias fizeram magia, transformando o livro e os contos contados em momentos únicos. Muito obrigado, fiquem bem, protejam-se e até breve!
 

14 de julho 2020

"Ler Antes de Ler" ON(OFF)-LINE
 
Aproveitando o fresquinho da manhã, mas já com o calor a espreitar, surgiu uma enorme vontade de nos reencontrarmos “fora dos ecrãs”!!! Que este “Ler Antes de Ler” fosse OFF-LINE, ao ar livre, no exterior do Centro Infantil da Fundação José Relvas, debaixo de uma árvore. Afinal se somos vizinhos, porque não? Escolheu-se a melhor sombra, estendeu-se a mantinha, mantiveram-se as distâncias de segurança, iniciou-se a bem fresca e divertida história "A Princesa que não gosta de salada". Esta Princesa enganava toda a gente!! Incluindo o cozinheiro da corte, pois deitava a comida fora. Um dia o jardineiro explicou-lhe como se cultivava a horta de onde saiam os bons legumes e frutos, especialmente os tomates que a própria Princesa plantou. No final, a contadora de histórias falou da importância da comida saudável e que, no verão, com o calor, sabe bem comer uma saladinha fresca à refeição. Foi um bom momento de contação ao ar livre. Até breve amigos, protejam-se, lavem bem as mãozinhas!!
 

8 de julho 2020

Truuuuú Pruuuuuú Truuuuuú Pruuuuuú !!!!!
Ontem, logo pela manhã, foi assim, ao som da trombeta, que se deu início a mais uma hora do conto on-line com os nossos amigos do Centro Infantil da Fundação José Relvas. Foi com o livro "Uma Princesa do Pior" que a contadora de histórias deu o mote, perguntado às crianças se conheciam princesas de outras histórias. Lá foram surgindo muitas e muitas princesas: Cinderela, Branca de Neve, Princesa e o Sapo, A Bela e o Monstro...Voltando à Princesa do Pior, mesmo à distância, os nossos amigos deram uma boa ajuda àquela Princesa meio endiabrada que só queria guerrear! Muito obrigado a todos, até breve!
 
 

26 de junho 2020

E mesmo, mesmo a acabar o ano letivo estivemos (virtualmente) com os nossos amigos da EJ/JI DE Alpiarça, levando até eles "Uma Princesa do Pior". A contadora de histórias contou com uma preciosa ajuda para tocar a trompeta...PRÚUUUU e lá se iniciou a aventura. A Princesa é meio endiabrada, e em vez de esperar pelo Príncipe vai mas é guerrear! Lá vai de cavalo caminho fora. Mesmo à distância, todos deram uma boa ajuda. Muito obrigado! Desejamos umas excelentes férias para os nossos amigos, que no próximo ano letivo já estejamos todos bem!


24 de junho 2020

"Como o prometido é devido" foi hoje que voltámos à companhia dos nossos amigos do Centro Infantil da Fundação José Relvas, desta feita virtualmente mas de forma interativa, via Skype.
Foi com o livro "O dia em que a mamã ficou com cara de chaleira" que a contadora de histórias nos levou a conhecer a caras de  chaleira da mamã: orelha fininha e esticadinha, o nariz chiiiiiiiiiiii (muitoooo esticado) e a fumegar por todos os lados, como sempre acontece quando as mães ficam zangadas!!! Juntou-se o Marquinhos aos protagonistas desta história hilariante que nos divertiu a todos. Muito obrigado pela vossa participação, até para a semana amigos!
 

 

Visitas: 321