Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

A Biblioteca ao seu Encontro


Tendo como objetivo facilitar o acesso aos livros, CD’s, DVD’s, jornais, revistas…, até agora confinados ao espaço da Biblioteca Municipal, foram criados diversos Pontos de Acesso no concelho de Alpiarça, além da possibilidade de efetuarmos visitas/empréstimos no domicílio. Procuramos assim levar A Biblioteca ao seu Encontro. Ambicionamos obter uma maior proximidade com a comunidade alpiarcense no que se refere à partilha e usufruto dos recursos documentais passíveis de empréstimo domiciliário. Deste modo pretendemos continuar a alargar e a diversificar o acesso à coleção, através da criação deste novo serviço da Biblioteca Municipal, com o qual iremos procurar atenuar as principais condicionantes a um acesso mais alargado aos seus recursos, que são a sua localização e o horário de funcionamento. Assim, pretende-se:
 
- Em termos geográficos, que abranja toda a população do concelho de Alpiarça.
- Que possibilite o acesso diferenciado e num horário mais alargado.
- No que se refere ao público alvo, que reforce o apoio aos utilizadores com necessidades especiais, nas IPSS de acolhimento ou no seu domicílio, promovendo assim o combate ao isolamento e à solidão, aumentando a coesão e a interação social.
 
 

PONTOS DE ACESSO
 
Nos Pontos de Acesso criados, os munícipes podem:
 
- Fazer a inscrição prévia como utilizadores da Biblioteca Municipal.
- Levantar os documentos previamente reservados, telefonicamente (243 559 110 ou 800 202 868) ou através da plataforma on-line biblioteca.cm-alpiarca.pt.
- Requisitar documentos que eventualmente estejam em exposição.
- Devolver documentos
- Obter informações sobre a Biblioteca Municipal, os seus recursos e serviços.     
 
Na sede do concelho:
 
No Clube Desportivo “Os Águias” - Secretaria
 
Aberto à população em geral, com o seguinte horário de funcionamento:
 
- Sábados, das 8h30 às 12h00 - 13h30 às 18h00
- Domingos, das 9h00 às 12h00
 
Fundação José Relvas, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
 
- Para usufruto dos seus utentes.
 
ARPICA - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça
 
- Para usufruto dos seus utentes.
 
Nos Lugares:
 
Frade de Cima – Gabinete de Apoio ao Munícipe
 
Aberto à população em geral, com o seguinte horário de funcionamento:
 
- Quartas-feiras de manhã, das 9h30 às 14h30
 
Frade de Baixo - Gabinete de Apoio ao Munícipe

Aberto à população em geral, com o seguinte horário de funcionamento:
 
- Segundas-feiras de manhã, das 9h30 às 14h30
 
Casalinho - Gabinete de Apoio ao Munícipe

Aberto à população em geral, com o seguinte horário de funcionamento:
 
- Terça-feira de manhã, das 9h30 às 14h30
 
Em todo o concelho de Alpiarça
 
     Empréstimo ao Domicílio para os munícipes com necessidades especiais
 
Serviço disponível em todo o concelho para os munícipes com necessidades especiais que, devido às suas limitações (de diversa ordem), não possam, comprovadamente, deslocarem-se à Biblioteca Municipal de Alpiarça ou aos outros Pontos de Acesso. 
A divulgação e inscrição dos potenciais utilizadores para este serviço será feita em estreita colaboração com as IPSS que prestam apoio domiciliário aos munícipes do concelho.
A frequência e horário de visita (empréstimo ao domicílio) irá ser feito de comum  acordo e estará dependente dos recursos disponíveis e do desenvolvimento global do serviço.
 

DOCUMENTOS PASSÍVEIS DE EMPRÉSTIMO, CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS
 
Todos os documentos existentes na coleção da Biblioteca Municipal, passíveis de empréstimo domiciliário, estão disponíveis para reserva/empréstimo.
 
É condição fundamental que os munícipes sejam leitores da Biblioteca Municipal. Caso ainda não o sejam, ter-se-ão primeiramente de se inscreverem, ou na própria Biblioteca ou num dos Pontos de Acesso. Em ambos os casos, devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão e comprovativo de morada, de acordo como o Art.º 8 do Regulamento da Biblioteca Municipal. Nos Pontos de Acesso, devem preencher o formulário disponível para o efeito, que depois de validado pelo funcionário ser-lhes-á atribuído um número de leitor (caso seja possível, no momento, através de contacto telefónico com a Biblioteca Municipal, é feita a inscrição de forma sumária). Posteriormente, será completada inscrição e emitido o Cartão de Utilizador. As condições de empréstimo e devolução são as constantes do Art.º 13 do Regulamento da Biblioteca Municipal, concedendo-se tolerância ao prazo de empréstimo sempre que se justifique.
 
Modalidades de  empréstimo 
 
Para o utilizador comum:
 
- O utilizador da Biblioteca Municipal tem acesso à Internet e aptidão para manusear a plataforma on-line: neste caso faz a reserva dos documentos pretendidos a partir do seu domicílio (ou noutro local). Posteriormente, dentro do seu horário de funcionamento, desloca-se ao Ponto de Acesso que selecionou (normalmente próximo da sua zona de residência ou com o horário mais conveniente) e faz a recolha dos documentos, dentro do seu horário de funcionamento, e faz a recolha dos documentos.
 
- O utilizador não dispõe de equipamento (PC ou smartphone), não tem acesso à Internet ou não sente aptidão para manusear a plataforma on-line: neste caso dirige-se ao Ponto de Acesso mais próximo e indica ao funcionário o documento que gostaria de ter acesso (livro, CD, DVD. Jornais ou revistas não atuais) e, no momento, é feita a pesquisa no catálogo on-line, e se existir e estiver disponível, é feita a reserva no seu nome. 
Em alternativa, este procedimento poderá também ser feito telefonicamente - 243 559 110 - diretamente para a Biblioteca Municipal e um funcionário ajuda o utilizador em todo o processo, desde a pesquisa à reserva. Posteriormente, deslocar-se-á ao Ponto de Acesso da sua zona de residência, dentro do seu horário de funcionamento, e faz a recolha dos documentos.
 
- Caso o documento esteja em exposição no Ponto de Acesso, a requisição poderá  ser feita no momento. 
 
Para os utilizadores com necessidades especiais:
 
Os utilizadores ou potenciais utilizadores que por razões de saúde ou por outro motivo de força maior, não possam, comprovadamente, deslocar-se à Biblioteca Municipal ou a um dos Pontos de Acesso, a Biblioteca irá ao seu encontro, facilitando-lhes assim o acesso aos documentos da nossa coleção.
Dado que a grande maioria destes utilizadores são acompanhados pelos serviços das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, nomeadamente a Fundação José Relvas e a ARPICA, estas serão os nossos principais parceiros no desenvolvimento de uma relação de proximidade dos seus utentes residentes, assim como com os utentes/munícipes aos quais prestam apoio domiciliário.  Deste modo:
 
- Para os utentes residentes nas IPSS, estes poderão solicitar o empréstimo de documentos através da própria Instituição. Assim, esse empréstimo será feito através de um Cartão de Leitor institucional. A pesquisa e reserva de documentos poderá ser feita através da plataforma on-line, ou telefonicamente. Preferencialmente, o levantamento e devolução dos documentos ficará ao cuidado das próprias IPSS.
 
- Para os munícipes que se encontram nas suas casas e que não tenham, comprovadamente, possibilidade de se deslocar à Biblioteca Municipal ou aos outros Pontos de Acesso, onde se incluem os utentes aos quais é prestado apoio domiciliário através das IPSS do concelho, será a Biblioteca Municipal a proporcionar o acesso aos documentos, no seu local de residência. Num primeiro momento, deverão solicitar o serviço, ou através das IPSS, ou através do telefone da Biblioteca Municipal, 243 559 110 ou 800 202 868 (Linha Verde). Uma equipa da Biblioteca Municipal deslocar-se-á à residência para um primeiro contacto e, eventualmente, para proceder à inscrição como utilizador da Biblioteca (se ainda não for) e efectuar a reserva de documentos.  As condições de reserva, empréstimo e devolução dos documentos irá depender do contexto, adaptando-as, caso a caso.
        

GESTÃO DOS DOCUMENTOS
 
A gestão do empréstimo domiciliário, que assenta em duas operações principais, o empréstimo e devolução de documentos, será da inteira responsabilidade da equipa da Biblioteca Municipal. A consulta e reserva de documentos será, preferencialmente, feita pelos utilizadores. Perante as reservas feitas, caso a caso, será feita a preparação dos documentos a disponibilizar aos munícipes que posteriormente serão transportados aos Pontos de Acesso (C.D. “Os Águias”, nos Lugares ou IPSS) ou aos seus domicílios, no caso de serem munícipes com necessidades especiais.  
 
Devolução de documentos.  
 
Todos os documentos podem ser devolvidos a qualquer dia/hora na Caixa 24 H, junto à porta de entrada da Biblioteca Municipal. Os documentos não necessitam de se fazer acompanhar de identificação (tique de requisição ou de algo que identifique o utilizador), basta deixá-los na Caixa 24 H.
 
  
 
Nos Pontos de Acesso, a devolução dos documentos deverá ser feita de acordo com o horário de cada um. Nas IPSS, será gerida pelos funcionários das mesmas, em articulação com a equipa da Biblioteca Municipal. 

 
ACESSO À PLATAFORMA ON-LINE "ÁREA DO LEITOR"https://biblioteca.cm-alpiarca.pt/
 
Este novo serviço, “A Biblioteca ao seu encontro”, pressupõe-se que os livros, CD’s, DVD’s… existentes na Biblioteca Municipal sejam facilmente pesquisáveis e que, simultaneamente, exista a possibilidade de os reservar e de solicitar que os mesmos cheguem a determinado Ponto de Acesso. Tal pode acontecer através do contacto telefónico com os nossos serviços (243 559 110 ou 800 202 868), mas com a limitação de horário e privacidade inerente. 
 
Com o intuito de facilitar o acesso aos documentos, passámos disponibilizar uma nova plataforma on-line. Esta, além de permitir a pesquisa a diversos níveis, permite também aceder à (sua) “Área do Leitor”. Através dela tem acesso à informação sobre a sua situação no que diz respeito aos empréstimos e reservas correntes, ao histórico de pesquisa e de empréstimo, etc., etc.
 
O seu acesso é feito em: https://biblioteca.cm-alpiarca.pt/
 
 
 O acesso à plataforma é feito clicando no ícone “Área do Leitor” (canto suprior direito) 
 
Os dados solicitados são o Número de Leitor /E-mail e Senha de Acesso.
 
Nota: a Senha de Acesso corresponde, na maioria dos casos, ao número do Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade. Caso tenha insucesso utilizando estas credenciais de acesso e as opções disponíveis para a sua recuperação, deverá contactar a Biblioteca Municipal através dos telefones 243 559 110, 800 202 868 (nº Verde) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
Como reservar um documento?
 
Após o acesso à sua “Área de Leitor”, deverá efectuar a pesquisa ao catálogo utilizando as opções disponíveis. Devolvido o resultado da pesquisa, deverá clicar no botão “Reservar” contíguo ao documento que pretende reservar para empréstimo domiciliário.
 
No momento seguinte surge um menu para selecionar um dos vários Pontos de Acesso disponíveis. ou seja, qual o destino em que desejamos levantar a Reserva ou que onde desejamos que a mesma seja entregue (no caso de munícipes/utilizadores com necessidades especiais).
 
 

Toda a gestão documental será assegurada pela equipa da Biblioteca Municipal que está ao dispor dos munícipes/utilizadores para o esclarecimento de quaisquer dúvidas ou ajudar a ultrapassar eventuais dificuldades que surjam no processo. Contactos: 243 559 110 ou 800 202 868 (Linha Verde); Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



"A Biblioteca ao seu Encontro" - Centro Infantil da Fundação José Relvas
 
E hoje foi colocada a terceira "Casinha dos Livros", desta feita no Centro Infantil da Fundação José Relvas.
Devido à situação pandêmica atual estas crianças deixaram de poder visitar a sua Sala de Leitura na Biblioteca Municipal, como faziam habitualmente na companhia das educadoras ou das suas famílias. Decidimos, por isso, levar "A Biblioteca ao seu Encontro" disponibilizando um conjunto de livros na “Casinha dos Livros”, para deles usufruírem nas suas salas ou em casa. 
Este projeto, iniciado em 2019, tem visto o seu campo de ação adaptado a esta nossa nova e inesperada realidade pandémica, este é mais um exemplo. As crianças que frequentam a EB1 de Alpiarça/Jardim de Infância têm uma Biblioteca Escolar à sua disposição. Aqui, no Centro Infantil, o recurso mais utilizado era a nossa Biblioteca (que fica a paredes meias), mas como agora isso não é possível acontecer, foi "A Biblioteca ao seu Encontro" disponibilizando livros e também DVDs e CDs. 
As "Casinha dos Livros" simbolizam os Pontos de Acesso nos diversos locais de empréstimo e devolução documentos, facilitando o usufruto dos mesmos na nossa comunidade, especialmente àqueles que têm dificuldade ou impossibilidade total em se deslocar à Biblioteca Municipal.





"A Biblioteca ao seu Encontro" - ARPICA
 
E hoje foi colocada a segunda "Casinha dos Livros", desta feita na ARPICA, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça. 
A par do projeto “Conto-vos um conto, contem-nos um também!” (atualmente on-line, https://bit.ly/3eh1rWz), que desenvolvemos em parceria com as IPSS de apoio à 3ª idade, estas "Casinhas dos Livros" pretendem dar continuidade às iniciativas em prol da promoção da leitura junto dos utentes destas instituições, especialmente confinados no contexto da atual pandemia. Partilhamos livros ou outros documentos disponíveis no nosso catálogo, como DVDs, CDs, jornais e revistas.
Este projecto, iniciado em 2019, tem visto o seu campo de ação adaptado a esta nossa nova e inesperada realidade pandémica, por exemplo, foi criado um serviço de entrega de documentos ao domicilio (https://bit.ly/3kPm9iA). As "Casinha dos Livros" simbolizam os Pontos de Acesso nos diversos locais de empréstimo e devolução documentos, facilitando o usufruto dos mesmos na nossa comunidade, especialmente àqueles que têm dificuldade em se deslocar à Biblioteca Municipal.  Após a sua construção (na carpintaria do município) e preparação, começam agora a ser distribuídas, não sendo no entanto possível (ou aconselhável) em todos os Pontos de Acesso inicialmente previstos, dado o contexto atual da pandemia.





"A Biblioteca ao seu Encontro" - Fundação José Relvas
 
Foi hoje colocada a primeira "Casinha dos Livros" na Fundação José Relvas. 
"Casinha" que simboliza o Ponto de Acesso do projeto "A Biblioteca ao seu Encontro" nesta IPSS de apoio à 3ª idade. Com o objectivo de facilitar o acesso aos documentos da Biblioteca Municipal, saímos desta forma "fora de portas" levando aos utentes desta IPSS de apoio à 3ª idade um conjunto de livros para que com eles possam usufruir do prazer da leitura. Livros ou outros documentos disponíveis no nosso catálogo, como DVDs e CDs.
Este projecto, iniciado em 2019, tem visto o seu campo de ação adaptado a esta nossa nova e inesperada realidade pandémica, por exemplo, foi criado um serviço de entrega de documentos ao domicilio (https://bit.ly/3kPm9iA). As "Casinha dos Livros" simbolizam os Pontos de Acesso nos diversos locais de empréstimo e devolução documentos no concelho. Após a sua construção (na carpintaria do município) e preparação, começam agora a ser distribuídas, não sendo no entanto possível (ou aconselhável) em todos os Pontos de Acesso inicialmente previstos, dado o contexto atual da pandemia.






"Biblioteca ao seu Encontro" na Voz de Alpiarça 

 Organização                                                                Parceiros
 
                
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitas: 1436