MEXAM-SE, exposição fotográfica de Joaquim Nascimento
Patente durante o mês de Maio, no "Espaço 7"
Esta mostra pretende homenagear quem pratica, apoia e incentiva o exercício físico.
O projeto “MEXAM-SE”
Nestes tempos em que o sedentarismo tem um tremendo impacto na saúde mundial (segundo a OMS, entre 2020 e 2030, cerca de 500 milhões de pessoas devem desenvolver doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à inatividade física ) Alpiarça tem larga oferta de atividades em que o movimento é rei. Modalidades desportivas, dança, folclore e atividades de manutenção são oferecidas pelas coletividades, Educação Física e Desporto Escolar pelo Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal oferece equitação na Reserva natural do Cavalo do Sorraia e atividades ao pré-escolar primeiro ciclo e aos menos jovens.
Com este projeto fotográfico pretendo dirigir uma homenagem a todos os que praticam regularmente alguma dessas atividades ou que apenas por sua conta e risco praticam exercício físico, aos que com espírito associativo e de voluntariado ou de outra forma contribuem para que elas existam, bem como aos pais e mães que com dedicação e atentos acompanham e incentivam seus filhos e filhas a aderir.
Por fim um agradecimento aos atletas e treinadores com quem fiz estas fotos, muitos deles aqui não representados.
Nestas fotos utilizei a técnica de “flache à 2ª cortina”.
1) https://brasil.un.org/pt-br/204257-oms-sedentarismo-pode-adoecer-500-milhões-de-pessoas-até-2030

Biografia
Joaquim Nascimento
A vida tem fases. Há poucos anos atrás, depois duma vida profissional intensa e de alguns hobbies nem sempre bem conseguidos, cheguei a uma fase de poder dedicar-me a uma atividade que sempre me seduziu, a fotografia. Foi em 2022 que, com a preciosa colaboração de treinadores e atletas, explorei a técnica fotográfica de flash à 2ª cortina (ou rear-curtain sync) utilizada nas fotos expostas.
Entretanto outras solicitações surgiram. Com um grupo de amigos iniciámos um movimento de que, em 2024, veio a resultar a Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça AANA. E lá se foi de novo o tempo para a fotografia.
Enquanto a AANA não me permitir regressar à fotografia, ficam as visitas a velhas experiências na área. É o caso desta exposição.
Visitas: 8












