Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

34º Aniversário da Biblioteca Municipal - 2023

Para comemorar o nosso 34º aniversário, iremos ter múltiplas atividades durante este mês de abril. Participem!






 






 




 Bibliotics Impressão 3D | 10 de Abril



Bibliotics Aprenda a Pilotar um Drone | 12 de Abril

Foi mais uma tarde BiblioTICs bem passada, desta feita dedicada a aprender as funcionalidades básicas destes "veículos aéreos não tripulados". Fez-se a apresentação de vários modelos de drones, as suas funcionalidades e aplicabilidades, passou-se à componente teórica: o que é um drone, as diversas categorias existentes, qual a legislação aplicável a cada categoria, como pilotar e como fazê-lo em segurança. Feita a instalação do software nos dispositivos, chegou o momento mais desejado: aprender pilotar! Com as peripécias de iniciante, todos conseguiram colocar o seu drone a voar! Enquanto houve bateria disponível foi vê-los a voar, a voar Biblioteca fora
Uma vez mais, agradecemos a disponibilidade do nosso colega Hugo Rama (Informática) para ministrar este workshop.



 




A Irene Gabirro, da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita - Cartaxo, contou e encantou neste encontro Intergeracional entre os nossos amigos, utentes do Centro de Dia e as crianças do Centro Infantil da Fundação José Relvas.

A Irene levou-nos a conhecer o pássaro da alma que habita em cada um de nós. Um pássaro que tem várias gavetas e que só ele sabe abrir, a Irene contou com preciosa ajuda de todos os presentes para as abrir. Celebrou-se o valor da auto-estima e a procura pela paz interior.
Para finalizar, a contadora presenteou-nos com a divertida história "Não deixes o pombo guiar o autocarro"...apesar dos pedidos de ajuda do pombo, ainda não foi desta que guiou o autocarro
Muito obrigado Irene, adoramos este momento!


"Alô, Alô "Missão Avós"!! e foi assim que se iniciaram dois excelentes momentos de partilha entre avós e netos com o Hugo e com a Alice. Uma viagem interativa, pejada de saberes e afetos, a um passado sempre presente nas memórias dos avós que nos acompanharam nesta partilha com as nossas crianças. Sempre com muita música e animação, com cantigas, jogos e brincadeiras a premeio. 
 
Muito obrigado Hugo e Alice, muito obrigado a todos os avós e crianças!

"Até já! Vamos ouver um conto à Biblioteca" - Maruxa
Ontem, tivemos como convidados a Isabel Casal e Paulo Montês da Biblioteca Municipal Laureano Santos - Rio Maior, que ofereceram aos nossos amiguinhos do Jardim de Infância de Alpiarça uma parte da manhã bem animada. Num primeiro momento, a Isabel contou e encantou com a "Maruxa" uma mulher cheia de convicções, que tudo fez para que o seu marido deixasse de ser preguiçoso…e a ajudasse na lida da casa. Exigiu homem e mulher com direitos iguais! Depois, o nosso amigo Paulo Montês, com os seus dotes musicais, colocou-nos a todos no ritmo certo, criando um  excelente momento musical. ☺️
Muito obrigado Isabel e muito obrigado Paulo, muito obrigado a todos que nos acompanharam! 
 
 

"Ler Antes de Ler" - O Sultão e os Ratos
 
A nossa convidada de hoje, Isabel Catela, da Biblioteca Municipal  Marquesa do Cadaval - Almeirim, foi avisando os nossos amigos, alunos da EB1 de Alpiarça, que as histórias podem-se contar de muitas maneiras. Ficámos logo muito atentos...o que virá por ai??
O Sultão adorava queijo e os ratos também, que rapidamente invadiram o Palácio! Os Conselheiros, pelas mãos da Isabel, mandaram trazer Ratos e lá surgiram eles. Depois, foi chatice atrás de chatice e uma trabalheira para a contadora de histórias, senão vejamos: para se livrarem dos ratos, os conselheiros mandaram a Isabel trazer os gatos; para se livrarem dos gatos, mandaram-na trazer os cães; para se livrarem dos cães, mandaram-na trazer os leões; para se livrarem dos leões, mandaram-na trazer os elefantes. E a Isabel, com muito talento e à sua maneira, foi-nos contando e encantando com as muitas peripécias deste belíssimo conto árabe. No final, muitas foram as sugestões dadas pelos nossos amigos para o Sultão se livrar dos ratos no seu Palácio, será que conseguiu?
Muito obrigado Isabel, muito obrigado a todos que nos acompanharam!
 

Foi mais uma boa conversa, um fim de tarde bem passado, desta feita à volta das nossas leituras de "Apocalipse Nunca - como o alarmismo ambiental nos prejudica a todos" de Michael Shellenberger. Este livro trouxe-nos, sem dúvida, uma visão diferente daquela que, até à data, fruto das leituras anteriores, considerámos os caminhos mais assertivos na procura da sustentabilidade do planeta Terra, atualmente fustigado pelo efeito das alterações climáticas. Opções a tomar nos países em vias de desenvolvimento, a educação, a agricultura. a indústria, a agricultura, a correlação dos interesses económicos e o impacto no meio natural, na biodiversidade. O caso do nosso Rio Tejo.
 
Intervalámos para o habitual beberete, mais uma vez agraciado por um delicioso bolo confecionado pela Rosário, muito obrigado!
 
Retomámos a conversa à volta das opções existentes para obter a energia de forma sustentável. Percebemos que o autor é apologista do chamado “Humanismo Climático” e também da energia nuclear, que considera a menos impactante para o planeta. Que a sua hipótese do desejado “Apocalipse Nunca”, passa por esta contorversa forma de obtenção de energia. Muito obrigado a todos, até ao próximo encontro!
 





 

Visitas: 888