Comunidade de Leitores - "Cinco quartos de laranja"
Dia 29 de junho
Será com "Cinco quartos de laranja" de Joanne Harris que encerraremos este ciclo de encontros dedicado à ideia de "Liberdade", nos 50 Anos de Abril.
Teremos certamente mais uma boa conversa à volta das nossas leituras. Framboise vivenciou com a sua mãe, com a sua família, com os seus amigos, um antes (marcado pela ocupação Nazi), um depois e um agora, pejado de sabores e de sentimentos que a todos marcou na procura da(s) sua(s) Liberdade(s).
Juntem-se a nós!
Framboise regressa à pequena cidade onde nasceu, na província francesa, e abre aí um restaurante que rapidamente se torna famoso, graças às receitas de um velho caderno que pertencera à sua mãe. Essa espécie de diário contém igualmente uns estranhos apontamentos cuja decifração lançará uma nova luz sobre os dramáticos acontecimentos que marcaram a infância da protagonista nos dias já longínquos da ocupação nazi. Framboise recorda os sabores e os sentimentos da sua infância, numa França marcada pela dor e pela penúria da guerra, e muito especialmente um episódio que marcou a vida da família e constitui, para ela, a perda definitiva da inocência. Agora, já no Outono da vida, chegou a hora de enfrentar a difícil verdade.
in: Wook
Biografia
Joanne Harris nasceu em Barnsley, em Yorkshire, em 1964. Seu pai era britânico e a mãe francesa, ambos professores de idiomas e literatura na escola local. Seu primeiro idioma foi o francês, o que a afastou do restante da família inglesa, cujo idioma predominante era o francês. Joanne lembra-se de ter exemplos de mulheres fortes e determinadas em sua família. Com mãe francesa e pai inglês, Joanne estudou nos colégios Wakefield Girls High School (Wakefield) e St Catharine’s College, emCambridge, onde estudou idiomas medievais e modernos.
Carreira
Joanne começou a escrever ainda muito nova. Influenciada pelos Contos dos Irmãos Grimm e pelo trabalho de Charles Perrault, bem como o folclore e a mitologia nórdicas, Joanne começou a escrever seus primeiros contos.
Com Chocolate, lançado em 1999, (nomeado para o Whitbread Award, hoje Costa Book Awards, um dos mais prestigiados prémios literários britânicos), Vinho Mágico (Blackberry Wine), Cinco Quartos de Laranja (Five Quarters of the Orange) e a Praia Roubada (Coastliners) conheceu um retumbante sucesso internacional, que a adaptação ao cinema de Chocolat (com Juliette Binoche e Johnny Depp) veio ainda intensificar.
Visitas: 169