Comunidade de Leitores - “Olhai os lírios do campo"
Dia 30 de novembro | 16h00
Depois da entrada neste novo ciclo dedicado à literatura lusófona com José Eduardo Agualusa e sua “Teoria geral do esquecimento”, seguimos esta nossa “Viagem sempre inacabada” com o romance de Érico Verissimo, “Olhai os lírios do campo”, um clássico da literatura brasileira. Romance que marcou o seu tempo dentro da literatura moderna, à época, mas que passados 86 anos teima em manter-se atual. “Olhai os lírios do campo é um romance poderoso e comovente que convida à reflexão sobre os valores autênticos da vida”
Voltamos a reencontrarmo-nos no dia 30 de novembro, sábado, pelas 16h00.
Juntem-se a nós!
Olhai os lírios do campo é um romance poderoso e comovente que convida à reflexão sobre os valores autênticos da vida. No livro, Eugênio Fontes recebe uma chamada do hospital que o alerta para o estado de saúde grave de Olívia. Na viagem até ao hospital evoca o seu passado: a infância infeliz e pobre, os traumas vividos na escola e em casa, o desejo de se tornar um homem rico…
É graças aos sacrifícios dos pais que acede a uma educação de excelência e entra na Faculdade de Medicina, onde conhece o amor da sua vida, Olívia.
Incapaz de assumir a relação com a colega de turma, Eugênio casa com a filha de um grande empresário, passa a viver de aparências, adultérios e eternas contradições. Mas será que o passado ficará para sempre lá atrás?
Biografia
Erico Veríssimo nasceu em 1905. Em 1932 publica o primeiro livro de contos e o primeiro romance. Em 1938, tem o seu primeiro grande sucesso: Olhai os Lírios do Campo. O livro marca o reconhecimento internacional do escritor. Ao longo da sua carreira foi distinguido com diversos prémios literários.
In Wook