Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Comunidade de Leitores - "Salvar o Planeta começa ao pequeno almoço"

Dia 3 de dezembro | 16h00

Para este novo ciclo, 2022-2023, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça escolheu como tema central das suas leituras a emergência climática. Perceber qual o impacto da ação do homem na natureza, no reino animal, nos ecossistemas. Aparentemente, aprendemos a dominar o meio envolvente, mas isso estará a diminuir o sofrimento no mundo, a nível individual ou coletivo?
 
Depois de “Sapiens, História Breve da Humanidade”, que foi um bom ponto de partida para esta temática, vamos agora levar para o nosso próximo encontro as leituras do livro "Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço", de Jonathan Safran, que coloca em primeiro plano o impacto da alimentação (das nossas necessidades e excessos) na sustentabilidade do planeta. 
 
Junte-se a nós!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, Agenda 2030 - https://ods.pt/


 



 
"Um apelo urgente e impossível de ignorar que nos força a abrir os olhos e a mente para o estado de emergência climática que vivemos hoje. Jonathan Safran Foer, um dos mais brilhantes, originais e promissores escritores da sua geração, sabe que é da maior gravidade a crise ambiental que vivemos hoje, e que é vital o envolvimento de todos nós na solução deste problema.
 
Por isso, escreveu Salvar o planeta começa ao pequeno-almoço porque o clima somos nós. Porque é urgente conhecermos os números, mas mais importante ainda é sentirmos que eles têm um efeito directo nas nossas vidas e, sobretudo, que cada um, individualmente, apesar da nossa humana relutância em mudarmos os nossos hábitos, pode fazer um mundo de diferença."
 
In: wook

O nosso encontro 

Foi mais uma agradável tarde de convívio à volta dos livros e das nossas leituras. Desta vez, com a obra de Jonathan Safran, “Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço", que coloca em primeiro plano o impacto da alimentação (das nossas necessidades e excessos) na sustentabilidade do planeta.

Um escritor americano que se tem dedicado aos problemas ambientais.
 
Nesta obra o autor apresenta-nos uma solução: olharmos para o que comemos e não comemos ao pequeno almoço. Ele insiste na urgência de haver maior consciência coletiva e envolvimento de todos para que seja possível mudarmos hábitos e normas que têm efeitos diretos no clima do planeta e nas nossas vidas.
 
Como habitual, intervalámos para um breve beberete (a partir deste Encontro, não voltaremos a usar talheres, pratos, etc. em plástico) e, seguidamente, voltámos à boa conversa sobre a obra em destaque nesta Comunidade de Leitores.