Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

33º aniversário - 2022

Para comemorar o nosso 33º aniversário, iremos ter múltiplas atividades durante este mês de abril. Participem!

 



23 de abril | Tertúlia On-Line

"À conversa sobre Banda Desenha/Fanzines"



23 de abril | "100 anos de Saramago"

Neste Encontro tivemos o privilégio de contar com a presença da curadora da exposição "100 anos de Saramago", Dr.ª Conceição Ruivo, presidente da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa (AAAGP), e do artista Quim Madeira (QuiMadeira). Na companhia da Sr.ª Vereadora, Dr.ª Margarida Rosa do Céu, a Dr.ª Conceição iniciou a visita às magníficas obras em exposição, falando-nos dos seus artistas e da sua(s) visão(ões) de José Saramago. Finalizámos a visita guiada com a apresentação da tela "O lagarto verde", pelo seu artista, Quim Madeira (Quimadeira); falou-nos da relação da sua terra natal, Pombalinho, com a obra de José Saramago e do nosso Ribatejo. Finalizámos este Encontro com uma agradável conversa sobre o que contemplámos, cruzando com as nossas leituras de Saramago. À Dr.ª Conceição e à AAAGP, agradecemos a sua presença e a oferta das monografias, da mesma forma ao nosso artista Ribatejano, Quim Madeira. A todos os presentes neste Encontro, o nosso muito obrigado!


 



23 de abril | Contos, Cantos, Risos e Alcantos

Neste dia muito espacial aconteceu (mesmo) uma grande festa do livro e da leitura, entre contos e cantos, que a todos fez sonhar.


21 de Abril | Conto.vos um conto...Contem-me um também

Desde ontem, o tempo mudou, está um pouco mais frio, mas pouco importou, afinal os bons momentos de partilha (ainda on-line, via Skype) com os nossos amigos, utentes da Fundação José Relvas e da ARPICA, faz com tudo mude, até o tempo  A contadora trouxe até nós um clássico de La Fontaine "O rapaz e o lobo". O jovem rapazinho que tomava conta de um rebanho, andava sempre a mentir ao povo da sua aldeia: que estava um lobo a atacar as ovelhas! Tantas vezes o fez que no dia em que o lobo veio (de verdade) e atacou as suas ovelhas, já ninguém acudiu e ele acabou por ficar com menos algumas ovelhas, pois foram mortas pelo lobo, na grande maioria. Em jeito de conclusão: nem por graça se deve mentir!! Como estamos nas vésperas do 25 de Abril a contadora não quis ficar só pela história e brindou os nossos amigos com poemas e canções de Abril dos saudosos Zeca Afonso e Jorge de Senna, às quais todos tentaram colocar as suas vozes. E foi um bom momento de partilha. Despedimo-nos com beijos e abraços, desejando um bom fim de semana e um bom 25 de Abril! Até à próxima!!


 



21 de abril | Contar um conto

Hoje, uma vez mais, tivemos o privilégio de ter connosco uma contadora de histórias (e bibliotecária) da nossa RIBLT - Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, a Ana Filipe, Biblioteca Municipal de Azambuja, Aveiras de Cima e Alcoentre. Para nossa surpresa, entrou Biblioteca a dentro com uma, imaginem...mini-tenda de circo! O que virá por aí, pensámos nós.. A Ana contou-nos a divertida história "Filhos e Filhotes" em que todos nós aprendemos como nos devemos comportar, tendo como exemplo os animais da selva. Dissemos "nãooo" e "nãooo" sempre que o comportamento não era o mais correto. Seguidamente, a Ana desvendou o enigma da tenda...todos os amigos colaram nela fotos com um comportamento correto e outra com o "não" correto. No final, vimos dois pequenos vídeos que nos deram mais umas dicas para o bem viver no nosso dia-a-dia.
Às crianças, às educadoras Ana e Aurora, à auxiliar Zézita o nosso muito obrigado pela vossa visita nestas comemorações do nosso 33º aniversário!!
O nosso muito obrigado Ana pela bela história e pelos ensinamentos partilhados, muito obrigado Biblioteca Municipal de Aveiras de Cima pela disponibilidade, e...até breve!!


19 de abril | Contar um conto

Hoje, tivemos o privilégio de ter connosco a contadora de histórias (e Bibliotecária) Margarida Trincão. Bons ventos a trouxeram da Golegã . Da sua sacola retirou os livros "Maria Mete Medo", "O Leão que temos cá dentro", e outras coisas mais..., incluindo uma oferta surpresa. Duas belas histórias, duas boas lições de vida, que a todos encantou. Aos alunos e ao Prof. Paulo, o nosso muito obrigado pela vossa visita!!

Muito obrigado Margarida, muito obrigado Biblioteca Municipal da Golegã por esta partilha, até breve!! 



13 de abril | Workshop | impressão 3D | BibliotoTICS


 



12 de abril | Ler Antes de Ler | Hora ddo conto

Neste dia de primavera um pouco envergonhada, encontramo-nos com os nossos amiguinhos do Centro Infantil da Fundação José Relvas, para mais um bom momento de partilha de palavras e emoções. A contadora trouxe-nos a bela história "Os ovos misteriosos" de Luísa Ducla Soares…e veio bem a propósito, pois estamos a poucos dias da Páscoa. A galinha e os seus ovos são aqui os protagonistas. 
Cansada de ser roubada pela sua dona que lhe retirava os ovos que ela punha, a nossa galinha decidiu fugir do galinheiro e partiu para a floresta, onde construiu um novo ninho para pôr os seus ovos em paz. Mas depois de pôr o seu ovo, sentiu fome e foi em busca de comida... ao regressar ao ninho, qual não foi o seu espanto: em vez de ter só o seu ovo branquinho, tinha vários de outras cores e tamanhos. Como boa galinha não se importou e chocou durante vários dias todos eles. Chocados os ovos, nasceram deles os mais variados filhotes: um crocodilo, uma cobra, um papagaio, um pinto e uma avestruz, mas nem por isso a mãe deixou de amar os seus filhos todos por igual. 
Em sociedade, todos somos diferentes, mas todos somos iguais, um tema tão importante e atual, a Multiculturalidade, foi falado pela contadora. Para terminar em beleza, foi visualizada e cantada a cantiga "Doidas andam as galinhas" desejando uma Páscoa Feliz e abençoada. Cada um levou um miminho, um ovo de chocolate 




11 de abril | Workshop | Realidade Aumentada | BibliotoTICS



9 de abril | apresentação do livro "Todos iguais na diferença" de Ana Simão



7 de abril | Humano Festival

O Humano Festival arrancou ontem, dia 7 de abril, em Alpiarça com o lançamento do fanzine "Segredos e dicas para a felicidade", construído pelos alunos do 9ºano, do Agrupamento de Escolas José Relvas, terminando com uma tertúlia de "zinemakers" com Marc Parchow e Emma Andreetti da Qual Albatroz, Inês Ramos da Afrofanzine, Mário André da Kustom Rats e Lucas Almeida [...]

 


7 de abril | Conto-vos um conto...contem-nos um também!

Ontem e hoje, tivemos um “Conto-vos um conto…, contem-nos um também!” em modo “híbrido” . Ontem, presencial, com os nos amigos (e vizinhos) do Centro de Dia da Fundação José Relvas; hoje, on-line, com nossos amigos, utentes da ARPICA. De maneira bem diferente, mas foram ambos bons momentos de convívio.   
A contadora trouxe-nos a história “Os donos do recreio”. Como bem sabemos, o recreio da escola foi e sempre será um local de aventuras e tropelias. Quem nunca esfolou os joelhos ou se zangou com os colegas? Nesta história o João e a Leonor eram os donos do recreio, e grandes disputas aconteceram entre os dois! Finalmente, estes dois desistiram…mas rapidamente entraram outros em cena: A Augusta e o D. Cão Farrusco, Será que foi o fim das disputas?? 
No final, à conversa com os nossos amigos, relembrámos os tempos de “antigamente” no recreio das escolas de Alpiarça. No tempo de ditadura de Salazar, os rapazes e as raparigas tinham salas e espaços de recreio separados ou em horas desencontradas. Nem pensar juntá-los! Durante os intervalos jogavam ao “caracol”, ao “dia da semana”, ao “lenço”, ao “pião”, ao "trava" e “naquele muro inclinado, que servia de escorrega, divertíamo-nos bastante!!”. Lembram-nos que os professores batiam com régua com muita força ao mínimo deslize, erros nas contas ou nos ditados. Muitas vezes, no inverno, lá iam para a escola de pés descalços a pisar as poças de água geladas. Velhos tempos...
Os nossos amigos da ARPICA tiveram oportunidade de visitar, virtualmente, a exposição "100 anos de Saramago", patente no átrio da Biblioteca. 


4 de abril | Ler Antes de Ler | Hora do Conto

Nesta “Hora do Conto” muito especial, neste mês de abril em que comemoramos o nosso 33º aniversário, contámos com a presença das nossas colegas Ângela Galvão e Andreia Reis da Biblioteca Municipal de Coruche. Foram elas que contaram, encantaram e (muito) surpreenderam os nossos amiguinhos da EB1/JI de Alpiarça.
"Fred e Pascal". Fred andava muito atarefado a preparar a sua aventura espacial, pois adorava chegar até outros plantas e estrelas. Pascal, o seu cão, ia observando todo aquele frenesim, perguntando se seriam capazes de tamanho feito e se valeria a pena tamanho esforço. Às tantas ouve-se na sala uma contagem decrescente: 10, 9, 8, 7...1 e 0!!!! e a nave espacial (pendurada num drone), sobe, sobe, sobe e passeia-se sobre a cabeça de todos nós!!! ZZZZZ...ZZZZZZ....ZZZZZ a descolagem teve sucesso e a viagem também! 
No final desta aventura, os nossos amiguinhos partiram para uma outra: foram pintar desenhos que depois permitiram experimentar a Realidade Aumentada, com imagens em 3D. Foi divertido ver como tudo ganhou cor e movimento
À saída, tiveram ainda oportunidade de visitar a Exposição "100 anos de Saramago", os belos quadros patentes no átrio da Biblioteca. A Prof.ª Paula aproveitou para lhes mostrar o livro "A melhor flor do mundo" sobre qual vão desenvolver uma atividade nos próximos meses.
E assim se passou uma bela manhã na Biblioteca, muito obrigado Ângela e Andreia, muito obrigado a todos!




2 de abril | "Feira do Livro Infantil"


Visite-nos, no jardim da Biblioteca Municipal encontra uma seleção de alguns dos melhores livros de literatura infantil. Pela "Livraria Aqui há Gato" 
Dia Internacional do Livro Infantil - 2022
Abertura das Comemorações do 33º Aniversário da Biblioteca Municipal.
 
 

Hora do Conto - As aventuras da Raposa Julieta

 


 

Feira do Livro Infantil - A decorrer desde a manhã deste sábado, 2 de Abril, no jardim da Biblioteca Municipal, onde pode encontrar uma seleção de alguns dos melhores livros de literatura infantil. Pela "Livraria Aqui há Gato" 
Esta iniciativa decorre também no âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil 2022 e das Comemorações do 33º Aniversário da Biblioteca Municipal.