Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça | 1ª Edição

Festival | Programa | Exposições | Concurso de Banda Desenhada Alzine | Workshops/Oficinas | Chamada para Bandas Desenhadas - Fanzine Alzine Faz o teu Zine | Concerto Ilustrado | Bancas gratuitas | Transportes STR-ALP-STR


 

5 a 8 de outubro de 2023

Procurando dar continuidade às iniciativas que têm decorrido à volta da Fanzineteca da Biblioteca Municipal de Alpiarça, que tem como mentor o autor de BD alpiarcense Mário André, apostando agora numa oferta diferenciadora na região no que toca à arte da BD, surge o Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça. A Câmara Municipal de Alpiarça convidou a Associação Tentáculo, sediada em Carnaxide, para parceira na organização deste evento, que decorrerá no mês de outubro entre os dias 5 e 8 de outubro, sendo o dia 7, sábado, o dia maior da iniciativa: oficinas, apresentações, lançamentos, mercado do livro, urban sketchers e concerto ilustrado.
 
O polo principal do festival será no Mercado Municipal de Alpiarça, no qual serão apresentados vários projetos artísticos coletivos nas áreas da banda desenhada e do fanzinismo nacional, assim como exposição de trabalhos, lançamentos de livros e fanzines, mercado do livro onde poderão ser adquiridos álbuns de banda desenhada, fanzines e outros livros alternativos e, no final do dia 7 de outubro, um concerto ilustrado aberto a todos aqueles que queiram ilustrar música ao vivo.
 
Na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência serão organizadas duas exposições e oficinas relacionadas com banda desenhada e RPG (role-playing games). Na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça estará patente uma grande exposição com destaque para a coleção de fanzines de Luís Meireles. Esta primeira edição será efetuada em tributo ao colecionador de fanzines Luís Meireles.
 
A organização do festival criou ainda um concurso de estórias curtas de banda desenhada, direcionado a todos os jovens residentes em Portugal, que resultará numa exposição e na publicação do fanzine de BD de Alpiarça intitulado “Alzine”. Com três prémios, uma exposição coletiva e a possibilidade de publicação em fanzine, a organização espera assim incentivar os jovens a participarem e a apostarem no desenvolvimento das suas competências técnicas e artísticas na produção de uma narrativa gráfica.

 
 
 
 
 
 
Visitas: 2483