Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon
Erro
  • JFolder: :ficheiros: caminho não é uma pasta. Caminho: /home/cma/public_html/bma/images/atividades/2023_atividades/outubro/exposicoes_biblioteca_alpiarca
Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/atividades/2023_atividades/outubro/exposicoes_biblioteca_alpiarca

Exposições - Festival de Fanzines e BD de Alpiarça

Festival | Programa | ExposiçõesConcurso de Banda Desenhada Alzine | Workshops/Oficinas | Chamada para Bandas Desenhadas - Fanzine Alzine Faz o teu Zine | Concerto Ilustrado | Bancas gratuitas | Transportes STR-ALP-STR


EXPOSIÇÕES
 
CASA DOS PATUDOS
 
Dia 5 de outubro: das 15h00 às 18h00
De 6 a 31 de outubro: 9h00-13h00 / 14h00-18h00
 
 
Toupeira – Há Movimento Debaixo da Terra, da Bedeteca de Beja
O Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada de Beja, surgiu em outubro de 1996. É o coletivo de autores mais antigo do país e um dos mais antigos da Europa em atividade. Foi sempre um ateliê aberto a todas as correntes e gostos estéticos, da mangá à linha clara de inspiração franco-belga, aos comics americanos, ou à chamada banda desenhada alternativa. Esta heterogeneidade é uma das características do grupo e constitui boa parte da sua força. Para além dos autores de Beja, o ateliê reúne autores de Castro Verde, Galveias, Lisboa, Moura e Serpa. E também do Brasil e da Inglaterra. O trabalho do coletivo, que também inclui alguns poetas, pode ser visto no fanzine Venham + 5. Embora a maior parte dos autores siga o seu caminho individual é no Venham + 5 que todos se encontram…
 
Colectiva CCC#6: Carne para Canhão, da Chili com Carne
A Associação Chili Com Carne é uma organização de jovens artistas sem fins lucrativos cujo funcionamento assenta na cooperação livre e espontânea dos seus associados. Desde a sua fundação em 1995 que temos promovido e desenvolvido as mais diversas realizações no campo das artes, que se têm concretizado, entre outros aspectos, na organização de diversas exposições e publicações. A última aventura editorial é o jornal Carne Para Canhão, que pretende ser uma publicação gratuita de crítica e reflexão sobre a Banda Desenhada. Para a exposição Colectiva CCC#6 tomamos por base os trabalhos do jornal e complementada por outros trabalhos dos seus colaboradores, a saber: 40 Ladrões, Amanda Baeza, André Lemos, Ângela Cardinhos, Francisco Sousa Lobo, João Carola, Luís Barreto, Nunsky, Rodolfo Mariano e Rui Moura.
 
Em homenagem a um Visionário dos Fanzines: A Vida e o Legado de Luís Paulo Meireles
Em homenagem a um apaixonado colecionador, editor e autor de fanzines, esta exposição celebra a vida e o fascínio de Luís Paulo Meireles, por “esses desconhecidos”. Os fanzines, essas livres obras-primas independentes, eram o seu veículo para partilhar paixões, opiniões, ideias e descobertas com uma comunidade dedicada. Cada página, cada mostra, cada edição, cada conversa, cada exposição, cada exemplar da sua coleção, cada ideia eram testemunhos do seu amor pelos fanzines. Hoje, celebramos os fanzines que ele criou, o seu espírito criativo e a devoção que trouxe a cada projeto. Luís Paulo Meireles continuará a inspirar os amantes desta arte, e sobretudo os amigos de Alpiarça com quem ele criou a ideia de um festival de fanzines de banda desenhada.
 
Os Fanzines da Tertúlia BD
A Tertúlia BD de Lisboa foi fundada por Geraldes Lino em Junho de 1984. Hoje continua a ser um encontro mensal frequentado por autores, leitores, editores, pessoal dos fanzines e por outros ligados à banda desenhada. Mensalmente temos um Convidado Especial, iniciante ou veterano, que vem mostrar e falar do seu trabalho.Durante décadas Geraldes Lino juntou num restaurante dezenas de profissionais, amadores ou simples interessados pela BD. Colocou assim em contacto directo centenas de pessoas de todas as gerações que sem a Tertúlia BD provavelmente nunca se conheceriam. Arrancou  muitos das suas tocas. Através da Tertúlia BD muitos dos agora autores estabeleceram conhecimentos, contactos e oportunidades de trabalho. A Tertúlia encontra-se no seu 39º ano de existência, sobreviveu ao aparecimento da internet, das redes sociais e a uma pandemia.
 
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALPIARÇA
 
Dia 5 de outubro: das 15h00 às 17h00
De 6 a 23 de outubro: 10h00 às 17h00

 
BD Umbigo do Mundo, de Carlos Silva e Penim Loureiro
Sinopse da obra: Há muito que as Cidades Antigas ruíram. Agora, são as Cidades Sustentáveis que se desmoronam, atingidas por uma misteriosa praga responsável pela morte de uma grande parte das mulheres. Neste mundo em decadência e conflito, surge uma estranha rapariga que vem desequilibrar a balança. Num continente onde já não existem países, onde não há espaço para a solidariedade, cada sítio é o Umbigo do Mundo.
Alma Mãe, o primeiro álbum da série Umbigo do Mundo, é um mergulho num universo de transbordante criatividade resultante de uma crise anunciada. Fábula dos tempos que correm, como sempre antecipados pelas narrativas de ficção científica.
Penim Loureiro (n. 1963) é professor no Instituto Politécnico de Lisboa e ilustrador com uma obra que sempre cruzou a arquitetura com a banda desenhada. Publicou a primeira BD em 1979. Desenvolveu um projeto em parceria com a Vista Alegre que une a BD e a porcelana.
Carlos Silva (n. 1989) é escritor de ficção científica e fantasia com contos publicados em Portugal, Espanha e Brasil. O seu romance Anjos ganhou o Prémio Divergência em 2015. É coautor da BD Rafael Bordalo Pinheiro – Uma vida em desenhos (Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC e Associação Tentáculo, 2019).
 
Concurso de BD de Alpiarça
Mostra das bandas desenhadas enviadas pelos jovens que participaram na primeira edição do Concurso de BD de Alpiarça que integra a programação do Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça. O vencedor do concurso será publicado no Alzine, o fanzine de Alpiarça criado no contexto do referido festival que agora se inicia.
 
25 anos do Terminal Fanzine de BD, da Terminal Studios
Em 1997, um grupo de amigos e entusiastas por Cinema e séries de TV alternativas, andava pelos corredores da Universidade do Algarve a criar e a desenhar nos cadernos tudo e mais alguma coisa... desde BD, tiras de humor, cartoon, caricaturas e outros devaneios gráficos...Havia o sonho e a ambição de um dia verem os seus trabalhos, que estavam guardados em gavetas, publicados numa revista ou fanzine de BD... O Terminal Studios, núcleo de banda Desenhada e animação do Algarve, é um espaço aberto e total/autónomo que divulga e desenvolve projetos com vários autores jovens e menos jovens, consagrados ou simples entusiastas da nona arte...
 
Fanzine “Café Ilustrado”, de Thina Curtis e Fabi Menassi
Esse Fanzine contém textos dedicados exclusivamente ao grão. Para curtir, refletir e degustar enquanto você leitor aprecia sua xícara. Esse fanzine também é dedicado as pessoas que ainda hoje trabalham nas lavouras, o trabalhador rural que é tão simples e tem aquele zelo tão especial com a natureza. E claro a todos aqueles apaixonados por Café.
 

MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA (Só estiveram patentes no dia 7 de outubro)
 
Dia 7, a partir das 14h00 
 
 
Exposições informais com:
• Alunos do curso de BD do Museu Bordalo Pinheiro
• Alunos da licenciatura de Ilustração e Desenho do IPLuso
• Ana Saúde
• Ana Varela
• Associação Tentáculo
• Daniel Maia
• Fil
• Filipe Duarte
• Mário André
• Membros do coletivo Tribarte
• Pedro N
• Susana Resende

 
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

 Mercado Municipal de Alpiarça


{gallery}atividades/2023_atividades/outubro/exposicoes_biblioteca_alpiarca{/gallery}

 

CONTACTOS
 
Mail da Biblioteca Municipal de Alpiarça: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone da Biblioteca Municipal de Alpiarça: 243 559 110

 
 
 
Visitas: 857