Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça | 2ª Edição

Festival | Concurso de Banda Desenhada Alzine | Chamada bandas desenhadas fanzine Alzine |


20 a 22 de setembro de 2024

Nesta 2ª edição do Festival de Fanzines e Banda de Desenhada de Alpiarça, à semelhança edição de 2023, será dada continuidade às iniciativas que têm decorrido à volta da Fanzineteca da Biblioteca Municipal de Alpiarça, que tem como mentor o autor de BD alpiarcense Mário André, continuando a apostar numa oferta diferenciadora na região no que toca à arte da BD. A Câmara Municipal de Alpiarça voltou a convidar a Associação Tentáculo, sediada em Carnaxide, para parceira na organização deste evento, que decorrerá no mês de setembro de 2024 entre os dias 20 e 22, sendo o dia 21, sábado, o dia maior da iniciativa: oficinas, apresentações, lançamentos, mercado do livro, urban sketchers e concerto ilustrado.
 
O polo principal do festival será novamente o Mercado Municipal de Alpiarça, no qual serão apresentados vários projetos artísticos coletivos nas áreas da banda desenhada e do fanzinismo nacional, assim como exposição de trabalhos, oficinas, lançamentos de livros e fanzines, mercado do livro onde poderão ser adquiridos álbuns de banda desenhada, fanzines e outros livros alternativos e, no final do dia 22 de setembro, um concerto ilustrado aberto a todos aqueles que queiram ilustrar música ao vivo.
 
Na Biblioteca Municipal de Alpiarça Dr. Hermínio Duarte Paciência serão organizadas exposições e oficinas. Na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça estará patente uma grande exposição dedicada à 9º Arte e aos fanzines nacionais.
 
A organização do festival criou ainda um concurso de estórias curtas de banda desenhada, direcionado a todos os jovens residentes em Portugal, que resultará numa exposição e na publicação do fanzine de BD de Alpiarça intitulado “Alzine”. Com três prémios, uma exposição coletiva e a possibilidade de publicação em fanzine, a organização espera assim incentivar os jovens a participarem e a apostarem no desenvolvimento das suas competências técnicas e artísticas na produção de uma narrativa gráfica.
 


Cartaz de Sofia Pereira
 
 
 
 
 
 
Visitas: 391